terça-feira, 17 de março de 2020

Uerj paralisa atividades em virtude da pandemia de coronavírus

A toda a comunidade da Uerj,

Diante dos desdobramentos da pandemia de coronavírus (Covid-19) e com o intuito de proteger a comunidade universitária, garantindo, ao mesmo tempo, o apoio necessário às suas unidades de saúde, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) definiu os critérios de funcionamento para as atividades consideradas essenciais.

Conforme disposto no Ato Executivo de Decisão Administrativa 013, as aulas e demais atividades acadêmicas estão suspensas por 15 dias, assim como as atividades administrativas não essenciais. Alunos, servidores técnicos-administrativos e docentes, bem como terceirizados, devem permanecer em suas residências e acompanhar as novas orientações pelos canais oficiais da Uerj. Somente poderão ser executadas presencialmente, e em esquema de rodízio, as atividades administrativas consideradas essenciais e que não possam ser realizadas por meio remoto.

No documento, são consideradas como essenciais as atividades voltadas: ao atendimento de saúde; à gestão de pagamentos a servidores, bolsistas e contratos de manutenção; às compras na área de saúde; à liberação das autorizações e transferências orçamentárias relativas às atividades essenciais; à comunicação com a sociedade e a comunidade interna sobre a conjuntura de saúde atual; à manutenção e suporte na área de TI; ao cumprimento de decisões judiciais e atendimentos a processos eletrônicos; ao atendimento pela Ouvidoria das demandas vinculadas aos serviços essenciais; à limpeza e segurança dos campi universitários.

Quanto aos prazos referentes a determinados procedimentos acadêmicos e administrativos, a Pró-reitoria de Graduação informa que estão igualmente suspensos e serão redefinidos na normalização das atividades, conforme a CI PR-1 106.

Desta forma, ficam suspensos os prazos inicialmente divulgados relacionados a: Solicitação de Alteração de Inscrição em Disciplinas (Said); 2ª e 3ª reclassificações e 2º e 3º remanejamentos do Vestibular 2020; diplomação; e indicação ao Cetreina de novos bolsistas de Monitoria, Estágio Interno Complementar e Iniciação à Docência.

Leia os documentos na íntegra:

AEDA 013

CI PR-1 106

Com essas medidas, a Uerj concentra todos os seus esforços para cumprir o seu compromisso com a assistência à saúde da população fluminense e, ao mesmo tempo, protege a sua comunidade universitária.

Além, disso:

Neste momento de mobilização no combate ao coronavírus, é preciso cuidado para não disseminar fake news e pânico.

A nota da reitoria que suspendeu as atividades acadêmicas por 15 dias não fez qualquer discriminação entre os segmentos da Uerj.

A Universidade vem administrando a grave situação a partir das recomendações da Comissão de Acompanhamento da Progressão do Coronavírus no Âmbito da Uerj e das determinações das autoridades sanitárias e administrativas, de forma coordenada com várias instituições do Estado, como UFRJ, UENF e UEZO, que tomaram medidas semelhantes.

As providências adotadas, que neste momento são preventivas, não tratam de segmentos, mas de rotinas. A suspensão das atividades acadêmicas é medida imediata destinada a reduzir drasticamente o número de pessoas em nossos campi, conforme determinado pelo Decreto n. 46.970, de 13 de março de 2020.

Quanto às atividades administrativas desempenhadas por docentes, técnicos e terceirizados, deverão também, já a partir de segunda-feira, receber o tratamento adequado à manutenção apenas das atividades essenciais. Como é sabido por todos, a simples suspensão das atividades administrativas, sem o devido cuidado, deixaria sem pagamento todos os servidores, docentes ou técnicos, bem como os terceirizados, além de paralisar nossas unidades de saúde, indispensáveis ao enfrentamento da crise.

Nos termos da legislação veiculada no final da tarde de sexta-feira, no início da semana serão definidos procedimentos aplicáveis a todos os segmentos da Uerj, baseados na adoção do trabalho remoto como regra, e na atividade presencial apenas para o que for indispensável à manutenção dos serviços essenciais.

Neste momento, temos que nos manter coesos para a defesa da saúde de todos e para a preservação dos nossos compromissos com a população do Estado do Rio de Janeiro, razão de ser de nossa existência institucional. Por este motivo, é preciso cuidado com a disseminação de informações inverídicas que levem à propagação de pânico no âmbito de nossa comunidade.

Temos a certeza que, mantida a coesão, venceremos mais essa crise.

Rio de Janeiro, 14 de março de 2020.

Ricardo Lodi Ribeiro
Reitor da Uerj


Do site da Uerj

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.