quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A inegável origem africana do Samba

Em continuação às atividades comemorativas do Ano do Samba, a Uerj promove roda de conversa sobre “A Desafricanização do Samba”, no dia 4 de novembro, às 14h, no Centro Cultural da universidade. O evento terá a participação  do historiador  Luiz Antônio Simas e mediação do professor do Instituto de Artes da instituição, Mauricio Barros.

A ideia é debater sobre as origens do gênero musical, as multiplicidades de subgêneros e diferenças regionais, reconhecimentos e preconceitos. “Tenho convicção de que o complexo cultural do samba é fundamental para que entendamos de forma mais aguçada a própria história da formação social brasileira, marcada por quatro séculos de escravidão, e dos seus dilemas”, diz Luiz Simas.

Para ele, as referências mais diretas à temática africana ainda se mantêm com relação aos enredos de carnaval. "As agremiações são, até os dias de hoje, veículos que enfocam, salvo exceções, a África por uma perspectiva predominantemente folclorizante e, curiosamente, distante", afirma o historiador.

O bate-papo acontece no Salão 2 do Centro Cultural da Uerj, localizado na Rua São Francisco Xavier, 524, no Maracanã. A entrada é franca.

UERJ/SR-3/DECULT/COART apresentam:
Roda de conversa sobre “A Desafricanização do Samba”
Data e horário: 4 de novembro de 2016, às 14h
Local: Salão 2 (Centro Cultural da UERJ)
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã (em cima do restaurante universitário)
ENTRADA FRANCA
Informações: 2334-0625
Website: http://www.decult.uerj.br/
Facebook: https://www.facebook.com/decult.uerj


Enviado por Paula Vieira via Danielle Motta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.