segunda-feira, 11 de maio de 2015

UERJ apresenta Projeto Lançamento com o filme "África no Horizonte"

A COART, através do Departamento Cultural da UERJ, apresenta o Projeto Lançamento com o documentário "África no Horizonte: Etnicidade, Música e Juventude" de Alexandre Garnizé. Além do filme, haverá mesa de debate, exposição de fotos e apresentação do grupo de percussão Tambores de Olokun, que se dedica ao estudo de ritmos do Maracatu e Candomblé.  O evento ocorre no dia 13 de maio, no Auditório Cartola, às 18h30.

Idealizador do filme, o percussionista multifacetado Alexandre Garnizé já viajou por todo o mundo representando a cultura afro-brasileira e nordestina. É um estudioso dos ritmos originários da África, além de ser compositor e arranjador, tendo feito a trilha sonora do premiado documentário "O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas", de Paulo Caldas e Marcelo Luna. Garnizé se tornou referência na musicalidade de matriz africana, sendo ele o fundador da Abayomy Afrobeat Orsquestra, a primeira orquestra de afrobeat do Brasil. Já participou de ONGs culturais, como o grupo Afro Reggae, onde foi diretor musical. Atualmente, ministra workshops de percussão na escola Maracatu Brasil, no Rio de Janeiro.

"África no Horizonte" retrata a travessia de Alexandre Garnizé rumo ao sonho de buscar suas raízes musicais e culturais através do encontro com seu mestre senegalês Doudou Ndiaye Rose. Juntos, realizam um intercâmbio rítmico e cultural entre a música afro-brasileira e senegalesa. Comunidades da Maré, no Rio de Janeiro, e comunidades de Dakar, em Senegal, encontram-se na trajetória do músico historiador Garnizé, formando um cenário onde a etnicidade, a música e a juventude são os elementos principais desse grande encontro de realidades sociais.


UERJ/SR-3/DECULT/COART apresentam:

[África no Horizonte | Etnicidade, Música e Juventude]

Lançamento do Documentário de Alexandre Garnizé, mesa de debate sobre o filme, exposição de fotos e apresentação do grupo Tambores de Olokun.

Data e horário: 13 de maio, às 18h30
Local: Auditório Cartola (Centro Cultural da UERJ)
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã
Informações: 2334-0625

ENTRADA FRANCA

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.