terça-feira, 1 de novembro de 2016

Bibliotecários da Rede Sirius no SNBU de 2016

No período de 15 a 21 de outubro de 2016 a cidade de Manaus sediou o XIX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, principal evento da biblioteconomia em nosso país, tendo como tema principal “A Biblioteca Universitária como agente de sustentabilidade institucional”.  Discutir a sustentabilidade de uma organização se configura como uma temática relevante para gestores e colaboradores, especialmente quando se trata de uma biblioteca inserida no contexto das instituições que atuam na área da educação, como as universidades, as quais possuem uma legislação que regulamenta e ampara o seu fazer como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Plano Nacional de Educação (PNE), Parâmetro Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), todas estas fundamentais para sua existência e funcionamento.
Nesta edição do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, a Rede Sirius esteve representada por 2 trabalhos apresentados pelos profissionais da Rede e pela participação nas reuniões técnicas: XVI Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde / Rede BVS Brasil; IX Encontro de Bibliotecas da área de Psicologia e Reuniões técnicas do IBICT e Eleição da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU).
O eixo temático Responsabilidade Política, Técnica e Social, no qual se discutiu a atuação da Biblioteca Universitária a partir das suas ações de planejamento de estruturação, execução e dos resultados de suas atividades para o desempenho da Instituição, o Bibliotecário Robson Dias Martins apresentou o trabalho: “Formação e desenvolvimento de coleções para E-Books.”
No eixo temático Ecologia da Informação, foram discutidas questões ligadas à prestação de serviços de informação centrada nos usuários, a partir da percepção da relação ambiental interna e externa, a Bibliotecária Ana Rachel Fonseca em parceria Maria Simone de Menezes Alencar, apresentou o trabalho: “O uso de aplicativos de saúde para dispositivos móveis como fonte de informação e educação em saúde”. Trabalho este premiado pela Comissão Organizadora do evento.

A Diretora da Rede Sirius, Rosangela Salles destaca a importância da participação de 14 bibliotecários da UERJ no evento que mais uma vez,  promoveu a reflexão, o debate e o intercâmbio de informação entre os profissionais, com o foco voltado para as questões que envolvem as ações das Bibliotecas Universitárias.      

Bibliotecárias de diferentes gerações da Rede Sirius.

Bibliotecária Ana Rachel Fonseca apresentando seu trabalho.

  
Nova geração de bibliotecárias prestigiando a premiação
da bibliotecária Ana Rachel Fonseca.
Bibliotecárias Ana Rachel Fonseca recebendo a
premiação das mãos da Presidente do XIX SNBU, 

Bibliotecárias da Rede Sirius.


Leila Andrade, Robson Dias e Regina Tinoco.

Denise D'avila, Rosangela Salles, Hilda Lima e Leila Andrade

Robson Dias apresentando trabalho
Bibliotecárias da Rede Sirius

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.