segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Bibliotecário lança editora voltada à temática afro-brasileira

Vagner Amaro: bibliotecário, jornalista e gestor cultural.
Foto: arquivo pessoal
Uma de suas motivações foi o fato de tentar, sem sucesso, adquirir livros de autores negros contemporâneos para a biblioteca na qual trabalhava
A ausência de escritores negros na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano foi motivo de muitas críticas ao evento por parte de autores e do público em geral. “Se não lemos todos os passos criativos da nação, estamos lendo uma nação em pedaços, estamos lendo uma nação incompleta”, afirmou há época a escritora Conceição Evaristo. Paulo Werneck, curador da festa, afirmou que a organização havia tentado convidar autores negros, mas não conseguiu trazê-los.

O fato parece não ser um caso isolado. No Brasil inteiro muitos destes autores negros publicam apenas em pequenas editoras, muitas vezes bancando suas próprias edições em pequenas tiragens e, por este motivo, vendem seus livros em eventos menores e não chegam às grandes livrarias e distribuidoras. Percebendo este cenário, o bibliotecário e jornalista Vagner Amaro resolveu lançar uma editora, a Malê, voltada à temática afro-brasileira.

Embora recém criada, a Malê vem se consolidando no mercado como uma alternativa aos autores negros, mas também aos leitores e bibliotecários que muitas vezes encontram dificuldades em adquirir obras neste seguimento. Nesta entrevista à Revista Biblioo, Amaro relata suas motivações para desenvolver o projeto, além de falar da contribuição que sua formação como bibliotecário deu ao seu negócio. Ele ainda critica o mercado que dificulta e subvaloriza o trabalho dos pequenos editores.

Como surgiu a ideia da editora e porque o foco na literatura afro-brasileira?

A ideia da editora surgiu do meu trabalho como bibliotecário e do meu cuidado com o desenvolvimento da coleção da biblioteca escolar em que trabalho. Ao tentar enriquecer o acervo com autores negros contemporâneos percebi que não conseguia adquirir muitos títulos e iniciei uma investigação para entender o motivo.  Descobri que muitos destes autores publicam em editoras pequenas ou bancam suas próprias edições em pequenas tiragens e por este motivo vendem seus livros em eventos menores e não chegam as grandes livrarias e distribuidoras, o que dificulta que sejam conhecidos e que seus livros sejam comprados.  Descobri também que muitos títulos, ao esgotarem as primeiras pequenas tiragens, não são reimpressos e fica simplesmente impossível consegui-los. É claro que um acervo é formado e desenvolvido de acordo com uma certa ideologia hegemônica na academia, no mercado e na sociedade em geral. Ao tentar garantir maior diversidade ao acervo e timidamente alterar esta estrutura que diz o que deve e o que não deve ser lido, encontrei estas dificuldades e, ao mesmo tempo, a inspiração para criar a editora e colaborar para modificar este quadro.

Leia mais.
(da Revista Biblioo)


Enviado por Luciana Avellar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.