segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Natureza, memória e imagens do Jardim Botânico, sob o olhar contemporâneo na UERJ

Desenhos, objetos, instalações, vídeos e ferramentas compõem a exposição  PROJETOPLANTABAIXA, a ser inaugurada na Galeria Cândido Portinari, no dia 29 de setembro, às 18h30. A mostra reúne obras de Débora Mazloum, Júnia Penna, Nena Balthar e Susana Anágua, sobre visões e percepções da residência artística realizada no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Foram quatro meses de imersão e de experimentações compartilhadas, tendo como base de referência a flora e a história da instituição. “Na construção de uma casa, a planta baixa permite visualizar os primeiros traços do desenho, espaço bidimensional para os ensaios de um novo projeto. De modo semelhante, o PROJETOPLANTABAIXA acolheu práticas estruturadas em diferentes poéticas”, afirma a curadora Malu Fatorelli, professora do Programa de Pós-graduação em Artes da UERJ, .

Nesse sentido, Débora Mazloum pesquisa a memória do Jardim Botânico, frequentando a biblioteca e observando fotos de espécies raras e mudanças na planta baixa, criando um gabinete de curiosidades. Júnia Penna acompanha o corte de árvores, utilizando fragmentos de troncos para compor seu trabalho. Nena Balthar apresenta desenho e vídeo com foco nos deslocamentos na percepção do local. Já Susana Anágua opta por materiais como ferramentas de manutenção das plantas e outros aparatos.

A exposição conta também com uma exibição de filmes selecionados pelo artista Cadu, que viajou ao redor do mundo, trazendo imagens de lugares distantes e exóticos. A projeção dos vídeos acontece durante a mostra, cotidianamente, no interior da Galeria Cândido Portinari, localizada na Rua São Francisco Xavier, 524, no bairro do Maracanã, Rio de Janeiro, até o dia 27 de outubro.


UERJ/SR-3/DECULT/COEXPA apresentam:
Exposição PROJETOPLANTABAIXA
Curadoria: Malu Fatorelli
Inauguração: 29 de setembro de 2016, às 18h30
Visitação: até 27 de outubro de 2016, das 9h às 20h
Local: Galeria Cândido Portinari
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã – Rio de Janeiro – Campus da UERJ
Informações: (21) 2334-0114
ENTRADA FRANCA

Email: coexpa.uerj@gmail.com
https://www.facebook.com/decult.uerj/

Comunicação Social
Decult/SR-3/UERJ
(21) 2334-0938

Enviado por Marcos Vasconcelos via Danielle Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.