sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Encantos da Amazônia em mostra na A CASA museu do objeto brasileiro




Cores exuberantes, formas originais e lirismo compõem a mostra "Imagens da Amazônia - brinquedos de Abaetetuba", que inaugura dia 27 de setembro, às 19h, na A CASA museu do objeto brasileiro. A exposição reúne três mil peças representativas da cultura ribeirinha do estado do Pará, tradicionalmente comercializadas durante celebração religiosa do Círio de Nazaré, em Belém.

São barquinhos, canoas, pássaros, cobras, pescadores, palhaços, dançarinos entre outros, confeccionados com a fibra do miriti, palmeira nativa da região de áreas alagadiças, como várzeas e igarapés, também apelidada de isopor da Amazônia.

“Os brinquedos de miriti são únicos, expressam uma visualidade muito própria dos artesãos que os produzem, seu cotidiano, ambiente e valores. Criados e recriados a cada ano, esses objetos rompem a fronteira regional e, sob forma de souvenir, ímã, móbile, quadro e vários outros elementos de decoração, vêm expandindo a sua presença pelo território nacional”, afirma o curador Ricardo Gomes Lima, diretor do Departamento Cultural da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Entre os participantes da mostra estão artistas das associações Miritong e Asamab, responsáveis pela transmissão das técnicas artesanais às novas gerações, garantindo a perpetuação dessa prática nos dias atuais. Durante a exibição, painéis fotográficos vão retratar o processo de feitura das peças repletas de criatividade e estilo, assim como revelar o caráter de sustentabilidade que envolve a atividade.

"Imagens da Amazônia - brinquedos de Abaetetuba" fica aberta para visitação das 11h às 18h, até o dia 4 de novembro, na A CASA museu do objeto brasileiro, localizada na Avenida Pedroso de Morais, 1234, no bairro de Pinheiros, São Paulo.

Exposição “Imagens da Amazônia – brinquedos de Abaetetuba”
Curadoria: Ricardo Gomes Lima
Local: A CASA museu do objeto brasileiro
Inauguração: 27 de setembro de 2016 às 19h
Visitação: até 4 de novembro de 2016
Horário: terça-feira a domingo das 10 às 18h
Endereço: Avenida Pedroso de Morais, 1234 – Pinheiros – São Paulo.
Telefone: (11) 3814 9711

www.acasa.org.br

Rosana Rocha
Mtb - 16.980
Comunicação Social
Decult/SR-3/UERJ
(21) 2334-0938
(21) 98752-1028

Enviado por Marcos Vasconcelos via Rosana Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.