quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A XVI Bienal do Livro do Rio traz novidades e muita diversão

A XVI Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em sua edição de 2013, acontecerá no período de 28 de agosto a 08 de setembro no seu já tradicional espaço do RioCentro. Há 30 anos a Bienal vem promovendo a leitura, a cultura e a diversão, tendo o livro como astro principal.

A edição 2013 da Bienal do Livro do Rio terá a Alemanha como homenageada. A programação da Alemanha é parte da iniciativa “Alemanha + Brasil 2013-2014”. Em 400m², o estande dedicado à Alemanha apresenta 30 editoras alemãs, a exposição multimídia “Alemanha de A a Z”, uma seleção variada de obras atuais da literatura alemã bem como uma ampla programação literária e artística com os autores e ilustradores Bas Böttcher, Julia Friese, Manfred Geier, Olga Grjsnowa, Wladimir Kaminer, Reinhard Kleist, Ole Könnecke, Kathrin Passig, , Axel Scheffler, Carmen Stephan e Ilija Trojanow. Uma programação profissional com editores alemães e brasileiros e as duas conferências “CONTEC: Literatura e novas maneiras de ensinar“ e “A biblioteca no clique de um mouse – a mediateca digital” destinam-se diretamente ao público internacional. A homenagem será organizada e apresentada conjuntamente pela Feira do Livro de Frankfurt e pelo Goethe-Institut São Paulo e Rio de Janeiro, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores.

A novidade deste ano é o Acampamento na Bienal, uma área especialmente dedicada aos jovens leitores, onde haverá muita interatividade. Além do espaço, o #acampamento na Bienal conta ainda com o blog acampamentonabienal.com, um fanzine que será distribuído no Riocentro e um concurso cultural. Confira a programação e acesse o blog.

O tradicional Café Literário tem a curadoria de Ítalo Moriconi, professor do Instituto de Letras da UERJ e editor executivo da EdUERJ. Grande sucesso de público, o Café Literário abriga 35 sessões e bate-papo com aproximadamente 100 autores, entre eles, Zuenir Ventura, Ana Maria Machado, Edney Silvestre e Lya Luft, para citar somente alguns.

O universo feminino está em pauta no Mulher e Ponto, bate-papo pra lá de animado e muitas vezes quente. Num ambiente inspirado na delicadeza feminina, o espaço vai abrigar personalidades, escritoras e jornalistas para debater com o público a literatura sob o olhar feminino abordando temas como amor, sexo, filhos entre outros.

O Placar Literário fez o futebol sair das quatro linhas e invadir a Bienal do Livro 2013. Com toda essa agitação de Copa das Confederações e Copa do Mundo no Brasil, cada vez mais interessados pelo tema surgem para se juntar com os milhões de brasileiros aficionados pelo esporte. Personalidades e autores como Juca Kfoury, Alessandro Molon, Flávio Carneiro e Helio de La Penha, craques no assunto, comandarão animadas conversas com o público falando sobre livros que envolvem esta paixão nacional.

Jovens também estarão bem representados. O Encontro com autores e conexão jovem é lugar perfeito para encontrar aquele escritor superbadalado entre os jovens. Autores dos livros mais vendidos passarão por aqui para conversar e debater suas obras. Com grande capacidade de público, este ano o evento terá atrações como Nicholas Sparks, um dos mais queridos e lidos da atualidade, autor de livros como "Diário de uma Paixão" e "Noites de Tormenta"; Thalita Rebouças e Maurício de Sousa estarão juntos no lançamento do livro "Ela Disse, Ele Disse: o namoro"; James C. Hunter, autor de "O Monge e o Executivo" e Sylvia Day, autora de "Toda Sua". Sempre uma atração diferente.

As crianças terão diversão garantida no Planeta Ziraldo, que está presente na Bienal há anos. Nele, o cartunista e jornalista Ziraldo será homenageado. Toda a magia, inspiração e criatividade do autor estão presentes neste espaço de muita cor e interatividade. Os pequenos leitores vão se divertir com as atividades lúdicas e 84 apresentações artísticas da programação deste Planeta dedicado ao pai de diversos e queridos personagens e suas histórias maravilhosas.

Consulte toda a programação da Bienal e não perca a oportunidade de se divertir enquanto amplia seus horizontes de conhecimento!

Este post é uma compilação elaborada por Elir Ferrari, adaptada a partir dos textos da página da Bienal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.