sexta-feira, 1 de junho de 2012

Universidade disponibiliza hoje sua Biblioteca Digital


A Unesp, no âmbito de seu Programa Memória Social, deu início oficial hoje (29), durante o 3º Ciclo de Debates do PDI, em São Paulo, SP, ao funcionamento da Biblioteca Digital da Unesp. A ação é o resultado inicial de um processo de disponibilização digital de acervos pertencentes ao sistema de bibliotecas da Unesp e aos centros de documentação da Universidade. São materiais de naturezas diversas, como livros e periódicos.

O endereço da Biblioteca Digital é: http://unesp.br/bibliotecadigital/ .

A iniciativa, tomada em parceria com a Biblioteca Nacional, o Arquivo Público do Estado de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade, possibilitou, também, a reprodução de material pertencente a essas importantes instituições públicas. Para os mentores do projeto, ao dar acesso irrestrito a esse rico material, a universidade cumpre com sua responsabilidade social, democratizando o acesso à informação e contribuindo com o ensino, a pesquisa e a difusão do conhecimento.

A Biblioteca Digital é uma ação da Comissão Permanente do Programa Memória Social, presidida por Tania Regina de Luca, professora da Unesp de Assis. A ação se divide em quatro grandes núcleos: Hemeroteca; Livros; História de São Paulo e Artes Visuais.

A "Hemeroteca" reúne publicações periódicas, disponibilizadas integralmente, com possibilidade de pesquisa por título ou por palavras em seu conteúdo completo. Está ali, por exemplo, a Coleção Periódicos Paulistas, que traz uma mostra da diversificada imprensa que floresceu no Estado de São Paulo a partir do início do século XX.

Outro exemplo é a Coleção Canto Libertário (1906-1995), que reúne um grupo variado de jornais, revistas, boletins informativos e outras publicações periódicas, produzidos por correntes de pensamento libertário, nacional e internacional, desde as primeiras décadas do século XX. Esses periódicos foram doados, em 1992, pelo Centro de Memória Social, na ocasião, dirigido por Jaime Cubero e pelo historiador do movimento anarquista, Edgard Rodrigues.

O segundo núcleo “Livros” traz obras selecionadas dos acervos das bibliotecas da Unesp e de suas coleções especiais. Um exemplo é a Coleção Lívio Xavier, que traz seleção de obras do acervo do jornalista e crítico literário Lívio Xavier colecionadas ao longo de sua vida e que incluem títulos significativos publicados desde o início do século XIX. Tais obras integram um conjunto bibliográfico maior, composto de 4038 títulos e outras séries documentais sob a responsabilidade do Centro de Documentação e Memória da Unesp (Cedem).

Ainda nesse núcleo está a Coleção Obras Especiais da Unesp, que traz o início do projeto de digitalização de documentos pertencentes ao acervo das 32 bibliotecas existentes nas Unidades Universitárias, em diversas áreas de conhecimento e publicadas anteriormente a 1900. Esse acervo possibilitará o acesso a pesquisadores e demais interessados. As obras foram agrupadas conforme o assunto e relevância, formando diferentes coleções. Há arquivos sobre A Linguagem Matemática, Entomologia, Filósofos e Polêmicas Oitocentistas, Gramáticas e Dicionários Oitocentistas, e Literatura.

Já o núcleo sobre "História de São Paulo" dará acesso a documentos importantes para a reconstrução da trajetória paulista. Ele é inaugurado com a coleção Documentos Interessantes para a história e costumes de São Paulo, publicada pelo Arquivo do estado de São Paulo.

Essa coleção é formada por 95 volumes de manuscritos do século XVIII transcritos e impressos pelo Arquivo do estado de São Paulo. A publicação da coleção começou em 1894, por iniciativa de Antonio de Toledo Piza que a batizou de Documentos Interessantes, por considerar que seriam de interesse para o conhecimento de vários aspectos da história de São Paulo.

O quarto e último núcleo "Artes Visuais" divulgará imagens digitais de obras de arte públicas – arquitetura, escultura, pintura – para uso didático, sem fins lucrativos. As imagens em alta definição podem contribuir tanto para pesquisadores como para professores em todos os níveis, com o uso em conteúdos programáticos da História da Arte.

(Fonte: Unesp)

Enviado por Regina Tinoco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.