segunda-feira, 18 de junho de 2012

Biblioteca do projeto Humanidade 2012 é inaugurada

Foi inaugurada no início da noite desta quinta-feira (14), no Forte de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, a Biblioteca do projeto Humanidade 2012. Instalado na Capela, espaço central do projeto que acontece em paralelo à conferência Rio+20, o local reúne cerca de sete mil livros indicados por mais de 100 personalidades de diversas áreas, como Caetano Veloso, Jô Soares, Lula, Marina Silva, Fernando Henrique Cardoso, Daniel Filho, Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, entre outros.

Durante a cerimônia informal, como destacou a cenógrafa e idealizadora da Capela, Bia Lessa, alguns dos doadores leram trechos de seus livros favoritos. O cantor, compositor e escritor Jorge Mautner aproveitou a ocasião para homenagear o músico Nelson Jacobina, morto no último dia 31.

"Quero lembrar que Nelson, meu parceiro e militante durante 42 anos, também colaborou com esta biblioteca", disse Mautner, que leu um trecho do poema "Telegrama de Moscou", de Carlos Drummond de Andrade, dedicado ao amigo.

Já a atriz Renata Sorrah escolheu parte da peça de teatro "A gaivota", do dramaturgo russo Anton Tchekhov. "Ele tinha uma visão do perigo, de que (o mundo) pode acabar", justificou Renata, que acrescentou: "A gente tem que levar adiante a generosidade e o carinho das pessoas que estão aqui."

A cineasta, roteirista, produtora de cinema Isabel Diegues, a atriz Cissa Guimarães e o filósofo Pedro Duarte, entre outros, também participaram do pequeno sarau, que teve no encerramento o cantor e compositor Bernardo Lobo (filho de Edu Lobo). Ele cantou a capella a canção "Mãe natureza", parceria com Eduardo Kireger.

Após o término do Humanidade 2012, que termina no próximo dia 22, a biblioteca será doada para uma comunidade pacificada do Rio de Janeiro.

"Esta não é apenas uma biblioteca de livros, mas uma biblioteca de gente. A cultura liberta", proclamou Bia Lessa, anunciando que o espaço será batizado com o nome de sua mãe, a educadora Terezinha Gonzaga Ferreira.

Enviado por Rede Sirius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.