terça-feira, 13 de março de 2012

Biblioteca resiste à internet

Ler, folhear, pesquisar em livros nas bibliotecas. No século XXI, com o avanço da internet no Brasil, esses costumes foram reduzidos aos sites da ‘grande rede’, já que a pessoa não precisa nem sair de casa para estudar ou se informar. Apesar disso, hoje, no Dia do Bibliotecário, os profissionais da área afirmam que as bibliotecas não perderam espaço para a internet e que esses locais continuam recebendo leitores de todas as idades.

A principal biblioteca pública de São Gonçalo fica no Centro Cultural Joaquim Lavoura, o Lavourão, na Estrela do Norte. Criada em 1942, a biblioteca conta, atualmente, com um acervo de 25 mil livros de diversas áreas. Hoje em dia, a unidade recebe cerca de 30 leitores diariamente e conta com dez computadores que ficam disponíveis para pesquisa na internet.

Trabalhando há 20 anos no local, a bibliotecária Enir Araújo da Silva, 72 anos, acredita que a internet não é um motivo para o fim das bibliotecas. “Lembro da época em que a biblioteca ficava lotada, tinha que distribuir senhas. Hoje, ainda recebemos muitos leitores. Acredito que a internet seja um dos fatores para essa diminuição de público. Porém, o principal motivo é que todos os colégios possuem bibliotecas, o que facilita a vida dos alunos, que não precisam sair da escola para realizar as pesquisas”, disse Enir Araújo.

Leia mais:

(do jornal O São Gonçalo.)

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.