quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Primeira revista impressa no Brasil ganha edição fac-similar histórica


No próximo dia 23 de janeiro (segunda-feira), a partir das 16h30, no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado (Barris), será lançada uma nova edição fac-similar da primeira revista impressa no Brasil, As Variedades ou Ensaios de Literatura, que comemora o bicentenário da imprensa no país, já que a revista foi lançada originalmente em janeiro de 1812.

A iniciativa é da Fundação Pedro Calmon/SecultBA, em parceria com a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Empresa Gráfica da Bahia (Egba) e o Núcleo de Estudos da História dos Impressos da Bahia (Nehib).

Em 1812, circularam apenas três números da revista, sendo o último, duplo, no mês de março daquele ano, iniciativa do empresário português erradicado na Bahia, Manoel Antônio da Silva Serva. A única coleção de As Variedades faz parte do acervo da Fundação Clemente Mariani, em Salvador.

A edição fac-sililar a ser lançada será acompanhada de outra publicação que contem quatro ensaios de historiadores e estudiosos da imprensa brasileira. São eles: Cybelle de Ipanema, Renato Berbert, Hélio Vianna e Luiz Guilherme Pontes Tavares, que escreveram ensaios sobre a revista As Variedades ou Ensaios de Literatura. Segundo Tavares, o redator da As Variedades seria Diogo Soares da Silva de Bivar, um prisioneiro de Portugal, acusado de traição, sob guarda do Forte de São Pedro, em Salvador-Bahia. “O redator da revista desempenhava a sua tarefa por trás das grades”, afirmou Tavares na edição nº. 48 (out-dez/2011) da revista portuguesa Jornalismo&Jornalistas.

Leia mais:

(do Brasil Wiki/ Jornal do Brasil)

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Um comentário:

  1. Muito interessante. Li em outro artigo que será distribuido 1000 boxes para Bibliotecas e Centros de Pesquisa. Havendo interesse para o acervo da UERJ, transcrevo trecho:
    SERVIÇO
    O quê – Lançamento do estojo com a edição fac-similar da revista As Variedades ou Ensaios de Literatura e dos ensaios Sobre a Revista As Variedades
    Onde – Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado / Rua General Labatut, 27 - Barris
    Quando – 23 de janeiro, às 16h30
    Grátis / 1.000 boxes com dois volumes cada.

    http://www.fpc.ba.gov.br/node/1744

    ResponderExcluir

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.