terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Biblioteca Joanina de Coimbra é considerada a mais bela do mundo


A Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, em Portugal, foi considerada a mais bela biblioteca universitária do mundo, segundo ranking elaborado pelo portal Flavorwire e do guia internacional Flavorpill, de Nova Yorque, publicado pela editora literária Emily Temple. A distinção coloca a biblioteca portuguesa de estilo barroco acima de outras instituições conceituadas como a da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e a da Universidade de Salamanca, na Espanha, que ficaram em 2º e 3º lugares na classificação, respectivamente.

A Biblioteca Joanina abriga uma coleção de livros raros e antigos e é um exemplo da riqueza financeira e intelectual do império português no século XVIII, quando foi construída. Joanina deve o seu nome a D. João V, monarca da época de sua construção, e fica no pátio da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, acolhendo inúmeras pesquisas, além de servir de espaço para concertos, exposições e outros eventos culturais.

Para o portal Flavorwire, que organizou o ranking, as bibliotecas são o epicentro da faculdade. “É um emblema de conhecimento vasto. Um lugar para discussões e reuniões, além de espaço para abrigar as grandes obras”, classifica o site. O ranking das mais belas bibliotecas universitárias do mundo é composto por 25 instituições. Entre elas estão: Oxford, Cambridge, Chicago, Washington, Boston e Roma.

(do portal Mercados e Eventos.)

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.