sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Bibliocamp: participação de bibliotecário da Rede Sirius

Em 10 de dezembro passado, na Biblioteca Parque de Manguinhos, aconteceu o Bibliocamp, uma "desconferência" de biblioteconomia organizada por Moreno Barros, bibliotecário da UFRJ, com a ajuda de amigos e empresas patrocinadoras. A bibliotecária Teresa Silva, da biblioteca CTC/D, participou como ouvinte. Ela gostou muito do caráter informal do evento, das experiências relatadas fora do esquema "rígido" das conferências convencionais e de conhecer pessoas que tocam projetos interessantes em bibliotecas, acesso à informação e à cultura, ensino de biblioteconomia e atuação profissional do bibliotecário.

Nas palavras de Moreno Barros, uma desconferência é "um evento não-acadêmico auto-organizado. [Um] encontro de pessoas que estão distante geograficamente, mas que são movidas pela mesma intenção e mesma atividade de trabalho. Pessoas que trabalham com bibliotecas e que tinham histórias interessantes para compartilhar. [...] As pessoas não precisam de introdução, elas se introduzem. As pessoas não precisam enviar artigos, elas são o conteúdo. As pessoas não precisam ser aprovadas, elas assumem o risco. As pessoas não ganham certificados, elas ganham experiência. As pessoas não pagam pra participar, e não exigem nada em troca."

Aqui, a visita guiada à Biblioteca Parque que precedeu o Bibliocamp:


Os slides de algumas apresentações da desconferência estão disponíveis aqui . E a revista Biblioo fez a cobertura do evento.

Enviado por Rede Sirius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.