segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dica de Leitura: Cem Anos de Solidão (Gabriel Garcia Márquez)

Romance escrito pelo autor colombiano Gabriel Garcia Márquez, Cem Anos de Solidão foi publicado pela primeira vez em Buenos Aires, Argentina, no ano de 1967 e foi principalmente esta obra o que deu a seu autor o Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Pablo Neruda afirmou, certa vez que “Cem anos de solidão” é o melhor livro em espanhol já escrito desde Dom Quixote. Esta opinião foi confirmada em 2007, no IV Congresso Internacional da Lingua Espanhola, realizado em Cartagena, Colômbia. Cem anos de solidão teve tiragem inicial de 8 mil exemplares, mas já vendeu mais de 30 milhões de exemplares, traduzidos em 35 idiomas, em todo o mundo desde o seu lançamento.

Esta obra-prima é uma espécie de hors-concours em qualquer lista de melhores romances do planeta, de tal modo que, certas horas, parece que o mundo se divide entre seus adoradores e os de Ulysses, de James Joyce. “Cien Años”, ao contrário do congênere irlandês – que fala dos acontecimentos de apenas um dia – fala sim, de um século, século onde ocorre a fantástica saga da família Buendía e sua interminável sucessão de Arcádios e Aurelianos. Tudo no livro gira em torno de uma história que, não obstante seja fantásticamente realista, é mágica e traz a mágica insondável da ilusão. Da primeira página, que fala do encantamento do protagonista ao ver o gelo pela primeira vez, até a última página, onde a magia amalgamada por mitos como o cigano Melquíades e a própria cidade de Macondo finalmente se dissipa, como toda ilusão, tudo é uma seqüência mágica de personagens e acontecimentos que traga o leitor e o intruduz nos olhos e nos cenários do livro.

Este livro está disponível nas bibliotecas CEH/B, CEH/C, CEH/D, COM e CAP/A.

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.