sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Folha de São Paulo disponibiliza 90 anos de história na internet
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Exposição da Biblioteca Nacional exibe monstros mitológicos

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011
Núcleo MID expõe trabalhos de bibliotecas
Porque o iPad jamais substituirá os jornais
Enviado por Marcos Vasconcelos.
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Tablets começam a substituir livros em escolas e universidades

A extensa lista de material escolar no início do ano letivo está sendo substituída por um único item. No lugar da mochila abarrotada de livros, cadernos e lápis, um computador portátil de menos de 1 kg reúne todas as necessidades do aluno e começa a fazer parte do ambiente escolar. É uma das mudanças proporcionadas pela revolução dos tablets, formato que promete substituir a maioria dos notebooks e desktops nos próximos anos.
“A minha ideia é usar o iPad para fazer anotações e substituir o caderno. Acho a minha letra muito feia, nem eu entendo, às vezes”, conta Samuel Silva, de 15 anos, que está no 2º ano do Ensino Médio do Colégio Batista Mineiro, em Belo Horizonte (MG). "Para as aulas de Física e Matemática, vou comprar um caderno tradicional, já que fica muito ruim fazer gráficos usando o dedo", disse Samuel, que comprou o iPad no dia do lançamento do tablet da Apple no Brasil, em dezembro.
“Em 2010, eu já usava o iPhone para a minha organização escolar. Não uso agenda há dois anos. Pretendo substituir os livros de literatura pelo iPad também”, conta o estudante, que está lendo “1984”, de George Orwell, no tablet. Samuel já conseguiu autorização da coordenadora da escola para usar o equipamento em aula. "Descobri outros dois alunos do colégio que também estão usando iPad".
(do G1)
Enviado por Marcos Vasconcelos.
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
Enciclopédias perdem espaço nas livrarias e bibliotecas

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Biblioteca CTC/C em obras
Para minimizar os transtornos que toda obra acarreta, a equipe de servidores estará em revezamento para atender aos usuários no 1. andar, bloco B, sala 1019, sala de reuniões da Rede Sirius, de segunda a sexta-feira de 8h às 18h com os seguintes serviços:
- Emissão de Nada Consta;
- Orientação para elaboração de Teses e Dissertações, pela bibliotecária Barbara Jardim, mediante agendamento prévio
- Devolução de livros;
- Inscrição de novos alunos; e
- Renovação de inscrição.
Enviado por Hilda Lima.
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Bibliotecas espanholas começam a emprestar livros digitais

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
Documentário destaca a importância dos sebos
O documentário Sebos e Sábios, produzido por Marcelo Ferraz, Nicole Monteiro, Paulo Couto Filho e dirigido por Marcelo Rennó, trata da atividade dos sebos, livrarias que vendem livros usados. Focado também no hábito da leitura, o filme destaca a importância dos profissionais do sebo, fundamentais na preservação e divulgação da cultura. terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Ranking de downloads da BDTD/UERJ
O sucesso da BDTD/UERJ se deve principalmente à adesão dos programas de pós-graduação e ao empenho dos bibliotecários da Rede Sirius.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Dica de Leitura: Cem Anos de Solidão (Gabriel Garcia Márquez)
Romance escrito pelo autor colombiano Gabriel Garcia Márquez, Cem Anos de Solidão foi publicado pela primeira vez em Buenos Aires, Argentina, no ano de 1967 e foi principalmente esta obra o que deu a seu autor o Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Pablo Neruda afirmou, certa vez que “Cem anos de solidão” é o melhor livro em espanhol já escrito desde Dom Quixote. Esta opinião foi confirmada em 2007, no IV Congresso Internacional da Lingua Espanhola, realizado em Cartagena, Colômbia. Cem anos de solidão teve tiragem inicial de 8 mil exemplares, mas já vendeu mais de 30 milhões de exemplares, traduzidos em 35 idiomas, em todo o mundo desde o seu lançamento. quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Maior biblioteca digital brasileira é gratuita
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Trocas de livros didáticos garantem economia
"Papai, o que você fez pelas bibliotecas?"
