terça-feira, 16 de junho de 2009

A Internet como auxílio a pesquisa I

Pode a internet nos auxiliar em nossas vidas como profissionais da informação ou como estudantes? Ou talvez a pergunta a ser feita deveria ser: Em que a internet pode nos auxiliar?

Com a intenção de responder a esta questão vamos periodicamente postar dicas de usos que podemos fazer das inúmeras ferramentas que estão disponíveis na grande rede.
Vamos começar com as Start Pages, o que são?

Start Pages são plataformas que possibilitam a personalização de uma espécie de "casa" na internet. Em uma start page é possível adicionar "links" que nos são úteis, tais como, e-mail, agenda, notícias, blogs e que podemos visualizar em nossa start page na medida em que são atualizados. Existem diversos serviços disponíveis pela web.

Netvibes: http://www.netvibes.com/

Pageflakes: http://www.pageflakes.com/

Igoogle: http://www.google.com/ig

Em uma próxima postagem vamos navegar pelo Igoogle, que é a start page que utilizo. A idéia do post é compartilhar alguns usos que fazemos dos recursos existentes na Web, dessa forma seria interessante que outras postagens com usos de outros recursos surgissem.

Por Alberto Calil Junior

3 comentários:

  1. Excelente post! Minha relação com a Internet acaba de sofrer uma pequena, mas relevante, revolução. Resolvi conhecer o Igoogle (tenho algumas restrições um pouco na onda do tema "Medo do Google" que tem tomado jornais, revistas e blogs especializados) e gostei. Tanto que se tornou minha página inicial, talvez o próximo passo seja o uso pleno do gmail, já até abri uma conta... Opa! Um passo de cada vez, rs.
    No aguardo do próximo post,
    Rinaldo Magallon
    Bibliotecário

    ResponderExcluir
  2. Pois é Rinaldo, no passado também já tive esse medo, não do google, mas da Microsoft. A questão é que de alguma forma estamos sujeitos a esses "grandes da Internet" e se nos colocamos em uma posição defensiva corremos o risco de perder o barco e depois termos que correr atrás do tempo perdido. As novas tecnologias da comunicação e da informação estão provocando profundas transformações em nossos cotidianos, incluindo o nosso próprio fazer profissional e se nós, profissionais da informação, não ocuparmos este espaço, alguém com certeza o fará. Vamos ver se surgem outras dica sobre possíveis uso da WEB. Na próxima semana tento dar continuidade a postagem.

    ResponderExcluir
  3. Certamente, Alberto! Ainda sobre o post... uma matéria oportuna: "A um clique de distância" publicado na Revista Veja de 24 de junho de 2009. Uma complementação didática sobre como instalar e onde encontrar widgets! http://veja.abril.com.br/240609/p_146.shtml

    ResponderExcluir

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.