quinta-feira, 17 de dezembro de 2020
A produção dos Grupos de Trabalho da Rede Sirius em 2020
O ano de 2020 foi difícil para todos e não foi diferente para a Rede Sirius. Contudo, mesmo com todas as limitações, entre elas o distanciamento social e a necessidade do teletrabalho, a Rede deu uma grande demonstração de sua capacidade, mostrando inclusive que a biblioteca não é apenas um lugar onde se guardam livros, mas que promove pesquisa e produção.
Neste ano, seis grupos de trabalho designados pela Direção produziram um material vasto e inédito na Rede, desde o desenvolvimento de todo um protocolo de retomada de atividades presenciais no contexto da pandemia do Novo Coronavírus, até a inovação técnica em rotinas - como o cadastramento de usuários e emissão de Nada Consta eletrônicos; da modernização do acesso ao acervo de atos normativos da Universidade, à padronização dos perfis e capacitação dos servidores em Mídias Eletrônicas; do desenvolvimento de atividades de normalização de TCCs à pesquisa de novas tecnologias de acessibilidade.
A Rede Sirius não apenas se manteve em franca atividade no período do distanciamento social, mas buscou utilizar este período de uma forma produtiva. Muitos limites foram superados, muito trabalho foi realizado, muitas mudanças aconteceram, sempre sob a perspectiva que a Uerj nos apresenta, de proteger sua comunidade, tanto de servidores e alunos quanto de seu público diferenciado. A Rede trabalhou para ampliar essa proteção, construindo pontes entre o público e a universidade, revendo e melhorando suas rotinas e práticas e mostrando que, como a Uerj, é um motivo de orgulho e um polo de excelência na educação, na ciência e no serviço público brasileiros.
Grupos de Trabalho da Rede Sirius em 2020:
• Planejamento da retomada da Rede Sirius: reabertura faseada – Coordenadora: Leila Andrade (11 participantes)
• Legislação UERJ – Coordenadora: Luciana Avellar (6 participantes)
• Cadastramento online de usuários na Rede Sirius – Coordenador: Gabriel Alvarez (7 participantes)
• Trabalhos de conclusão de curso e monografias eletrônicas no repositório digital da Rede Sirius – Coordenadora: Júlia Vieira (6 participantes)
• Acessibilidade informacional disponíveis nas coleções eletrônicas da Rede Sirius – Coordenadora: Ana Rachel Fonseca (6 participantes)
• Mídias Sociais - Coordenadora: Emilia Sandrinelli (6 participantes)
Enviado por Marcos Vasconcelos.
quarta-feira, 16 de dezembro de 2020
Nota de falecimento
Nossa solidariedade à família de Andréia, e à equipe da Biblioteca CCS/A, onde era servidora.
Enviado por Mauro Corrêa Filho
sexta-feira, 4 de dezembro de 2020
Nos 70 anos da UERJ, a Rede Sirius cria espaço com galeria de fotos que contam a história da Universidade
Hoje, 4 de dezembro de 2020, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro completa 70 anos.
Em homenagem a esta importante data a Rede Sirius - Rede de Bibliotecas UERJ - organizou uma coletânea de fotos com registros das sete décadas de história da Universidade. A seleção de imagens é composta por fotos do acervo do Núcleo MID/Rede Sirius, da Diretoria de Comunicação Social/UERJ (Comuns) e do Arquivo Nacional.
Acesse o site da Rede Sirius e conheça o acervo de fotos.
Enviado por Mauro Corrêa Filho
sexta-feira, 27 de novembro de 2020
Rede Sirius inicia agendamento para devolução emergencial de livros
Contudo, a partir de dezembro a Rede Sirius – Rede de Bibliotecas UERJ retoma o serviço de devolução das obras emprestadas, prioritariamente para atender aos usuários que necessitam da emissão de "nada consta emergencial".
Devido à restrição de circulação de pessoas na Universidade, a devolução ocorrerá apenas mediante agendamento feito por meio do Formulário para agendamento de devolução de livros.
Após o preenchimento e envio do formulário, a confirmação de agendamento será encaminhada para o e-mail informado. Fique atento para o recebimento da mensagem e as orientações.
Caso o próprio usuário não possa comparecer, a devolução também poderá ser feita por um portador. Neste caso, devem ser preenchidos no formulário os campos com os dados de identificação de portador.
No momento, a devolução do material será realizada apenas na UERJ - Campus Maracanã - no Auditório da Rede Sirius, localizado na Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco B, 1º andar, sala 1020.
§ Caso não possa comparecer, deverá ser realizado um novo agendamento.
§ O uso de máscara é obrigatório em todas as dependências da Universidade, assim como a apresentação de documento de identificação com foto para acesso ao campus.
§ O procedimento de devolução de livros será feito de acordo com os protocolos de segurança sanitária.
Clique aqui para preencher o formulário de solicitação de agendamento
Enviado por Mauro Corrêa Filho
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
UERJ cria Campanha Antirracista em que propõe uma profunda reflexão sobre o racismo dentro e fora da universidade
O evento acadêmico e vídeos com figuras públicas nas redes sociais marcam as comemorações pelo Dia da Consciência Negra na Uerj com amplo debate sobre racismo estrutural.
Lançada nas redes no dia 11 de novembro, com a #UerjAntirracista, a campanha pode ser acompanhada no Facebook, Instagram e Twitter da Universidade.
Clique aqui para mais informações, no texto publicado no site da UERJ.
Enviado por Mauro Corrêa Filho
segunda-feira, 9 de novembro de 2020
Portal de Periódicos CAPES promove Seminário para comemorar seus 20 anos
No dia 11 de novembro de 2020, o Portal de Periódicos completará 20 anos de apoio e dedicação à ciência brasileira. Para celebrar a data e debater sobre o que vem pela frente, a CAPES promoverá o IV Seminário do Portal de Periódicos.
O evento será on-line, transmitido pelo canal da CAPES no YouTube das 15h às 18h.
A programação está na imagem abaixo.
Contamos com sua participação!
Enviado por Mauro Corrêa Filho
sábado, 7 de novembro de 2020
Treinamento da Gale Academic One File e Gale Ebooks
Data: 10/11/2020
Horário: 14h às 15h
Gale Academic OneFile
Mais de 19.400 títulos, incluindo mais de 9.600 publicações de texto completo.
Gale Ebooks
O catálogo de 2660 títulos da Gale eBooks inclui almanaques, enciclopédias, manuais, índices, diretórios, centenas de livros premiados, e milhares de obras de referência , em sobre praticamente qualquer matéria.
Salas virtuais:
Join Zoom Meeting
https://cengage.zoom.us/j/92054363285
Meeting ID: 920 5436 3285
Join by Skype for Business
https://cengage.zoom.us/skype/92054363285
Enviado por Marcos Vasconcelos.
terça-feira, 27 de outubro de 2020
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) abre, na próxima terça-feira (27), o Ano Comemorativo Celso Furtado. A cerimônia, sem presença de público, será realizada às 13h30 com o descerramento de painel fotográfico, no hall do Pavilhão João Lyra Filho, campus Maracanã, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Uerj no YouTube. O evento contará com a participação do reitor, Ricardo Lodi Ribeiro; da pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves; e da jornalista Rosa Freire D`Aguiar, viúva de Celso Furtado, que falará diretamente da França.
Celso Furtado foi escritor, jornalista, economista. Um homem preocupado com as questões do Nordeste brasileiro, mas de pensamento progressista e cosmopolita. Na década de 1950, presidiu o grupo que elaborou um estudo sobre a economia brasileira, base do Plano de Metas do governo Juscelino Kubistchek, sendo seu Ministro para o Desenvolvimento do Nordeste. Internacionalmente, integrou a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e foi docente das mais importantes universidades europeias, influenciando estudiosos do mundo inteiro com sua visão sobre o desenvolvimento econômico. Economista brasileiro mais reconhecido no mundo, foi indicado ao Prêmio Nobel de Economia em 2004. O paraibano, que completaria 100 anos em 26 de julho de 2020, teve mais de 30 livros publicados, traduzidos para 12 idiomas.
Desde 2008, a Uerj escolhe uma personalidade ou um fato importantes para o Brasil e para a humanidade para celebrar seu Ano Institucional. O primeiro foi Machado de Assis, em seu centenário. Celebramos a ciência no bicentenário de Darwin, em 2009 e, em 2014, homenageamos Leon Foucault, com um paniel e com uma reprodução de seu famoso pêndulo, que se encontra bem ao centro de nosso prédio do Maracanã.A literatura e as artes foram contempladas em vários anos. Nelson Rodrigues foi lembrado em seus 100 anos; nossa uerjiana Dirce Côrtes Riedel encheu nosso 2015 de orgulho de sua trajetória na educação e na formação de professores. Em 2011, o homenageado foi o ator Paulo Gracindo, reconhecido por suas atuações inesquecíveis na televisão, cinema e teatro. Em 2015, Tomie Ohtake foi celebrada ainda em vida, como a artista abstrata japonesa mais brasileira de todas.
A música, tão próxima de nossos campi, mas ainda do Maracanã, cercado por Mangueira e Vila Isabel, foi comemorada em grande estilo, com um 2010 dedicado a Noel Rosa e um 2016 todo dedicado ao Samba, no centenário do ritmo que é a essência da música brasileira.
2018 foi um ano marcante, em que foram celebrados os 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos e os cem anos de um dos seus símbolos maiores: Nelson Mandela. Com essa data lembramos a importância de a Universidade discutir o tema e se engajar na luta pela igualdade de direitos em todos os níveis da sociedade.E no ano passado uma uerjiana icônica foi lembrada também em seu centenário: Carmem Portinho. Ela foi diretora da nossa Escola Superior de Desenho Industrial, sendo a primeira engenheira a frente de uma enorme equipe de trabalhadores para a construção do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Carmem foi pioneira em várias ações voltadas para a preservação do planeta e a habitação para os mais pobres, não se negando a lutar para fincar as raízes do movimento feminista no país.
Agora a Uerj celebra Celso Furtado, com a missão de resgatar o pensamento do economista, para quem a luta pelo desenvolvimento era uma missão. O legado de Celso Furtado nos lembra que a economia é parte do nosso dia a dia, e que além disso, é um instrumento fundamental na garantia dos direitos humanos.
Enviado por Marcos Vasconcelos.
sexta-feira, 23 de outubro de 2020
E-book Central disponibiliza vídeos curtos de dois módulos em português
Não deixe de acessar!
Módulo: Academic Complete: Encontre sua próxima grande leitura
Para usuários interessados em explorar mais sobre detalhes da página de e-books
Academic Complete: Encontre sua próxima grande leitura
Módulo: Ebook Central: Download de Capítulos
Para Usuários que desejarem realizar o download de uma parte do livro
Ebook Central: Download de capítulos
Enviado por Mauro Corrêa Filho
quarta-feira, 21 de outubro de 2020
Elsevier promove Webinar "Fortaleça sua pesquisa em uma era de análise digital: descubra a diferença com ScienceDirect"
A equipe de eBooks da Elsevier no ScienceDirect convida o Webinar "Fortaleça sua pesquisa em uma era de análise digital: descubra a diferença com ScienceDirect".
Palestrante: Andre Gerhard Wolff – Publisher
Dia: Quarta-feira, 21 de outubro de 2020
Horário: 15:00 (Brasília)
Enviado por Marcos Vasconcelos.
sexta-feira, 16 de outubro de 2020
Rede Sirius realiza mais uma reunião virtual com as chefias das bibliotecas de todos os campi
No dia 13 de outubro foi realizada a 4ª Reunião de Chefias da Rede Sirius de 2020 – a 3ª em versão virtual –, com a participação de mais de 30 servidores da Rede, entre bibliotecários e técnico-administrativos.
Mais uma vez, esta foi uma oportunidade de os coordenadores de Núcleos e as Chefias das Bibliotecas apresentarem as experiências de suas equipes no trabalho remoto e detalharem de que forma têm conseguido se adaptar e atender às demandas da Universidade durante o Período Acadêmico Emergencial.
A seguir, algumas imagens da Reunião.
Enviado por Mauro Corrêa Filho
domingo, 11 de outubro de 2020
Webinar Elsevier: A importância do livro - os desafios da publicação
- As diferentes categorias de publicação existentes na Elsevier
- Como propor um novo livro e/ou capítulo
- Como é o desenvolvimento de um manuscrito, desde o contrato até a publicação do material
- Qual o papel do autor e de cada time da Elsevier durante todo esse processo.
O webinar será ministrado pelo Grupo Editorial do Global Education, Reference and Continuity, da Elsevier.
Inscrição: https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_EW9t3G6FSsGfkbu3QTVm_g
Enviado por Marcos Vasconcelos.
quarta-feira, 7 de outubro de 2020
Fundação Gulbenkian disponibiliza textos clássicos online
Uma parte importante do acervo editorial da Fundação Gulbenkian, composto por obras fundamentais para a cultura portuguesa, para o ensino universitário e para o conhecimento em geral, começou a ser disponibilizada online.
Esta decisão resulta de uma nova política da Fundação que tem como linha orientadora tornar acessível, a todo o público, clássicos da cultura mundial e também obras marcantes da cultura portuguesa. A partir de agora, as edições de novos títulos e as reedições de antigos títulos serão, assim, primordialmente efetuadas em formato digital, com acesso gratuito e universal, desde que tal seja viável pela salvaguarda dos direitos de autor.
Enviado por Marcos Vasconcelos.
quinta-feira, 27 de agosto de 2020
Rede Sirius oferece plataforma virtual de complemento aos estudos para alunos de Medicina
Recursos disponíveis na plataforma Jaleko:
- 900h de videoaulas
- 1300 lições
- 15 mil questões comentadas
- 500 mapas mentais e fluxogramas
- 7 mil vídeos
- 500 artigos no blog
Serão disponibilizados treinamentos para uso da plataforma e um canal para esclarecimento de dúvidas.
Para acessar todo o conteúdo, inscreva-se no link:
https://materiais.jaleko.com.br/cadastro-alunos-uerj
Enviado por Marcos Vasconcelos.
quarta-feira, 12 de agosto de 2020
Rede Sirius promove segunda reunião virtual de chefias.
Nesta terça-feira, 11 de agosto, a Rede Sirius realizou sua segunda reunião de chefias. Ao todo, 35 servidores, entre bibliotecários e técnicos-administrativos participaram do encontro.
Entre os temas tratados na reunião, estavam a Proposta de Plano de Retomada da Rede Sirius – que está inserido nas ações institucionais necessárias ao planejamento do retorno às atividades acadêmicas;a implementação do Nada Consta emergencial para a retirada de diplomas; o trabalho remoto que continua sendo realizado, principalmente do que diz respeito à normalização de teses e dissertações; a aquisição de novas bases e assinaturas de livros eletrônicos, entre outros.
Abaixo, algumas imagens da reunião.
Enviado por Marcos Vasconcelos.
quarta-feira, 5 de agosto de 2020
SAE disponibiliza cursos gratuitos para o período da pandemia
Hoje, é líder em conectar e educar profissionais de mobilidade para possibilitar soluções seguras, limpas e acessíveis.
quarta-feira, 10 de junho de 2020
Rede Sirius realiza Encontro Virtual com chefias de bibliotecas
Ainda sem previsão de retorno às atividades presenciais, a Rede Sirius e a UERJ, assim como outras universidades por todo o país, têm realizado estudos e planejamentos para o momento em que a quarentena puder, finalmente, ser relaxada. Parte desse trabalho está sendo realizado nestas reuniões e encontros à distância.
O encontro de ontem serviu também para a troca de experiências das chefias em relação ao trabalho remoto, às respectivas equipes e para amenizar um pouco a ausência pessoal que o isolamento causou a todos. A reunião, deste modo, foi uma forma de unir um pouco as pessoas e a instituição neste difícil momento que atravessamos.
Abaixo, fotos do encontro.
Enviado por Marcos Vasconcelos.
terça-feira, 5 de maio de 2020
Capacitações gratuitas da EBSCO em maio
|
|
|
quarta-feira, 15 de abril de 2020
Rede Sirius cria página especial reunindo bases de dados sobre a Covid-19 com acesso gratuito
A coordenadora do Núcleo de Memória, Informação e Documentação (MID) e uma das responsáveis pela página, Luciana Avellar, conta que a ideia foi concentrar as fontes de informação científica que pudessem contribuir para a pesquisa e o combate à disseminação da Covid-19. “A Rede Sirius já possuía a maioria dos conteúdos eletrônicos que está disponibilizando neste local. Contudo, alguns fornecedores estão permitindo a consulta a trabalhos específicos relacionados à doença, e consideramos interessante reunir todo o conteúdo em um único lugar”, explica.
A página oferece os links para acesso gratuito a e-books e bases de dados que tratam do coronavírus, bem como coleções de livros eletrônicos de várias áreas do conhecimento.
Leia mais:
Enviado por Marcos Vasconcelos.
quarta-feira, 1 de abril de 2020
Treinamento especial GALE - Portal Periódicos sobre estratégias de pesquisa e utilização de informação em bases de dados
IMPORTANTE: Para participar do treinamento, você deve primeiro se cadastrar no site Meu Espaço do Portal de Periódicos e aguardar a confirmação por e-mail.
Enviado por Mauro Corrêa Filho
segunda-feira, 30 de março de 2020
Fornecedores de Bases de dados disponibilizam acesso a pesquisas médicas e em saúde sobre o COVID-19
terça-feira, 17 de março de 2020
Rede Sirius paralisa suas atividades por 15 dias
Conforme o Decreto n. 46.970, de 13 de março de 2020 e o Ato Executivo 013/2020, a Uerj vai paralisar suas atividades pelos próximos 15 dias, em um esforço para conter a propagação do novo coronavírus.
Os servidores da Rede Sirius, como os demais servidores da universidade que não fazem parte da área de saúde, foram orientados a permanecer em casa.
Os serviços de empréstimo bibliográfico e todos os atendimentos presenciais estão suspensos até a volta das atividades.
A emissão de Nada Consta e CRN está suspensa até a volta das atividades.
A Normalização de Teses e Dissertações será feita remotamente, através dos meios que os bibliotecários responsáveis julgarem ser os mais adequados.
O meio oficial de comunicação durante período será o Site da Uerj. As redes sociais e sites da Rede Sirius seguirão as orientações que forem oficialmente comunicadas, assim como apoiarão o site da Uerj na divulgação das notícias.
Rio de Janeiro, 17 de março de 2020.
Direção da Rede Sirius
Enviado por Marcos Vasconcelos.
Uerj paralisa atividades em virtude da pandemia de coronavírus
Diante dos desdobramentos da pandemia de coronavírus (Covid-19) e com o intuito de proteger a comunidade universitária, garantindo, ao mesmo tempo, o apoio necessário às suas unidades de saúde, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) definiu os critérios de funcionamento para as atividades consideradas essenciais.
Conforme disposto no Ato Executivo de Decisão Administrativa 013, as aulas e demais atividades acadêmicas estão suspensas por 15 dias, assim como as atividades administrativas não essenciais. Alunos, servidores técnicos-administrativos e docentes, bem como terceirizados, devem permanecer em suas residências e acompanhar as novas orientações pelos canais oficiais da Uerj. Somente poderão ser executadas presencialmente, e em esquema de rodízio, as atividades administrativas consideradas essenciais e que não possam ser realizadas por meio remoto.
No documento, são consideradas como essenciais as atividades voltadas: ao atendimento de saúde; à gestão de pagamentos a servidores, bolsistas e contratos de manutenção; às compras na área de saúde; à liberação das autorizações e transferências orçamentárias relativas às atividades essenciais; à comunicação com a sociedade e a comunidade interna sobre a conjuntura de saúde atual; à manutenção e suporte na área de TI; ao cumprimento de decisões judiciais e atendimentos a processos eletrônicos; ao atendimento pela Ouvidoria das demandas vinculadas aos serviços essenciais; à limpeza e segurança dos campi universitários.
Quanto aos prazos referentes a determinados procedimentos acadêmicos e administrativos, a Pró-reitoria de Graduação informa que estão igualmente suspensos e serão redefinidos na normalização das atividades, conforme a CI PR-1 106.
Desta forma, ficam suspensos os prazos inicialmente divulgados relacionados a: Solicitação de Alteração de Inscrição em Disciplinas (Said); 2ª e 3ª reclassificações e 2º e 3º remanejamentos do Vestibular 2020; diplomação; e indicação ao Cetreina de novos bolsistas de Monitoria, Estágio Interno Complementar e Iniciação à Docência.
Leia os documentos na íntegra:
– AEDA 013
– CI PR-1 106
Com essas medidas, a Uerj concentra todos os seus esforços para cumprir o seu compromisso com a assistência à saúde da população fluminense e, ao mesmo tempo, protege a sua comunidade universitária.
Além, disso:
Neste momento de mobilização no combate ao coronavírus, é preciso cuidado para não disseminar fake news e pânico.
A nota da reitoria que suspendeu as atividades acadêmicas por 15 dias não fez qualquer discriminação entre os segmentos da Uerj.
A Universidade vem administrando a grave situação a partir das recomendações da Comissão de Acompanhamento da Progressão do Coronavírus no Âmbito da Uerj e das determinações das autoridades sanitárias e administrativas, de forma coordenada com várias instituições do Estado, como UFRJ, UENF e UEZO, que tomaram medidas semelhantes.
As providências adotadas, que neste momento são preventivas, não tratam de segmentos, mas de rotinas. A suspensão das atividades acadêmicas é medida imediata destinada a reduzir drasticamente o número de pessoas em nossos campi, conforme determinado pelo Decreto n. 46.970, de 13 de março de 2020.
Quanto às atividades administrativas desempenhadas por docentes, técnicos e terceirizados, deverão também, já a partir de segunda-feira, receber o tratamento adequado à manutenção apenas das atividades essenciais. Como é sabido por todos, a simples suspensão das atividades administrativas, sem o devido cuidado, deixaria sem pagamento todos os servidores, docentes ou técnicos, bem como os terceirizados, além de paralisar nossas unidades de saúde, indispensáveis ao enfrentamento da crise.
Nos termos da legislação veiculada no final da tarde de sexta-feira, no início da semana serão definidos procedimentos aplicáveis a todos os segmentos da Uerj, baseados na adoção do trabalho remoto como regra, e na atividade presencial apenas para o que for indispensável à manutenção dos serviços essenciais.
Neste momento, temos que nos manter coesos para a defesa da saúde de todos e para a preservação dos nossos compromissos com a população do Estado do Rio de Janeiro, razão de ser de nossa existência institucional. Por este motivo, é preciso cuidado com a disseminação de informações inverídicas que levem à propagação de pânico no âmbito de nossa comunidade.
Temos a certeza que, mantida a coesão, venceremos mais essa crise.
Rio de Janeiro, 14 de março de 2020.
Ricardo Lodi Ribeiro
Reitor da Uerj
Do site da Uerj
Enviado por Marcos Vasconcelos.
sexta-feira, 13 de março de 2020
Reunião de chefias da Rede Sirius no Dia do Bibliotecário conta com a presença do Reitor Ricardo Lodi

A abertura do evento contou com a presença do Magnífíco Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Lodi, o qual parabenizou todos os profissionais pelo Dia do Bibliotecário e falou sobre as vacâncias da Rede Sirius e o cenário atual da UERJ e do mundo.
A diretora da Rede Sirius, Leila Andrade, falou sobre a emoção de realizar a primeira reunião de chefias da gestão. Após um breve resumo do trabalho na campanha eleitorial, a diretora expôs a nova organização do quadro de pessoal e apresentou o Programa Preliminar da Gestão 2020-2023. De forma resumida, abordou os principais tópicos que compõem o programa de gestão: recursos humanos, capacitação de equipes, eventos técnicos, infraestrutura física, tecnologia, comunicação, processos e acervo da Rede.
Ao final da manhã, para comemorar o Dia do Bibliotecário, as chefias receberam um kit com sacolas ecológicas para todos os servidores das bibliotecas, e foi oferecido um brunch para todos os presentes na Reunião.
No período da tarde, foi a vez de os Núcleos da Rede fazerem suas apresentações, e em seguida cada chefe de Biblioteca pode compartilhar suas observações e experiências com a Direção e os demais participantes.
A seguir, as fotos deste dia especial para a Rede Sirius e seus profissionais.
Enviado por Mauro Corrêa Filho e Marcos Vasconcelos.