terça-feira, 21 de junho de 2016

Ecomuseu Ilha Grande da UERJ recebe alunos de escolas públicas na Semana do Meio Ambiente

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Ecomuseu Ilha Grande da UERJ, em conjunto com o CEADS, receberam alunos e professores da Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega, assim como representantes da Associação de Moradores do Abraão, em Vila Dois Rios.

Com isso, as crianças tiveram a oportunidade de visitar as unidades do Museu do Cárcere (MuCa), Museu do Meio Ambiente (MuMA), Parque Botânico (PaB), além da Estação de Tratamento do Esgoto, que foram abertas especialmente para a ocasião.

Durante o encontro, os estudantes conheceram a mostra "Certos Modos de Ser Caiçara", no MuMA, sobre o universo das comunidades situadas no litoral sul fluminense, tais como saberes, fazeres, crenças, valores, ambiente de trabalho, lazer, entre outros.

No prédio principal do MuCa, eles se depararam com a história das prisões da Ilha Grande desde 1984, nas exposições permanentes como "100 anos de presídio" e "Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro: ontem e hoje".

No caminho em direção ao Parque Botânico, os alunos observaram a nova vegetação que floresce ao longo das ruínas do Instituto Penal Cândido Mendes, implodido em 1994. Eles estiveram também na Casa de Produção de Mudas, onde crescem sementes do projeto de replantio de espécies nativas, desenvolvido pela professora Cátia Callado, responsável pelo PaB.

De acordo com o coordenador geral do Ecomuseu Ilha Grande, Gelsom Rozentino, a realização das atividades nos dias 9 e 10 de junho só foram possíveis em função de grande esforço coletivo da direção, professores, funcionários e bolsistas da universidade

Abaixo, fotos do evento.






Enviado por Marcos Vasconcelos via Rosana Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.