terça-feira, 7 de junho de 2016

Bibliotecária da Rede Sirius defende dissertação de mestrado


Ester Lima, bibliotecária da CTC/F (Unidade de Resende da Rede Sirius), defendeu no último dia 13 de maio a dissertação de mestrado intitulada “A APLICAÇÃO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO EM PORTAL DE PERIÓDICOS ELETRÔNICOS: o caso do Portal de Publicações Eletrônicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)”.

Tendo como base a existência de 52 portais de periódicos eletrônicos construídos com o software SEER em universidades públicas brasileiras, todos resultantes de uma customização do Open Journal System (OJS) – um sistema de código aberto distribuído pelo IBICT –, e considerando que o Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ é utilizado a partir da observação dos princípios fundamentais da Arquitetura da Informação, o objetivo geral da pesquisa foi criar categorias apropriadas à aplicabilidade no Portal de Publicações Eletrônicas da UERJ, com a proposta de se detectarem problemas de usabilidade e sugerir a ampliação de seu acesso e desenvolvimento pela comunidade acadêmica.

É um estudo de caso descritivo, fundamentado em levantamento bibliográfico, documental e na observação do ambiente, buscando que essa pesquisa estimule outras e contribua para profissionais na implementação desses sistemas, subsidiando diálogos e entendimentos favoráveis a outros profissionais da área de TI.


A defesa foi apresentada no IACS II (UFF), e a banca foi composta pelos professores doutores: Carlos Henrique Marcondes, Claudio José Silva Ribeiro e orientador: Leonardo Cruz da Costa.

Enviado por Mauro Corrêa Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.