quinta-feira, 23 de julho de 2015

Rede Sirius traz à tona debate sobre a questão do gênero

No último dia 22 de julho foi realizado, no Auditório da Rede Sirius – Rede de Bibliotecas UERJ – a palestra “Para além da flexão de gênero – direitos, deveres e qualidade no atendimento ao público”, apresentada por Renato Gonzalez de Medeiros Junior, psicólogo e servidor técnico-administrativo da Biblioteca CTC/D.


O evento foi uma iniciativa da direção da Rede Sirius com o objetivo de debater a importância do conhecimento sobre questões de gênero e suas implicações sociais e jurídicas no âmbito da Universidade, dentro da perspectiva da qualidade do atendimento ao público.

Nos dois horários em que foi apresentada (manhã e tarde), a palestra contou com a participação de 50 servidores, e abordou de forma objetiva questões tão controversas e atuais como identidade de gênero, orientação sexual, legislação e posturas dos servidores para lidar com o tema.

Renato Gonzalez iniciou a apresentação destacando o fato de que a UERJ não é uma ilha, pois está inserida em um contexto geográfico/social, afetando e sendo afetada pelo entorno. Citou exemplos como a localização da Universidade e o volume de pessoas no acesso ao vizinho Maracanã nos dias de jogo.

Em seguida, didaticamente trouxe fatos na formação social do gênero, demonstrando as diferenças entre identidade de gênero, expressão de gênero, sexo biológico e atração sexual, para depois abordar questões específicas no atendimento ao público.

O momento de maior debate aconteceu quando foi apresentada a legislação sobre gênero, nome social, deveres do servidor, com exemplos de situações recentemente vivenciadas nas bibliotecas da Rede Sirius.

Ao final, foi consenso de todos os participantes a importância da palestra para o processo de aprimoramento do serviço de atendimento das bibliotecas. O compartilhamento de experiências e visões sobre o tema ratificou a essência do trabalho em rede.

A seguir, algumas fotos do evento.















Enviado por Mauro Corrêa Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.