segunda-feira, 2 de março de 2015

Rio450 - Rede Sirius lança hotsite com acervo sobre a cidade



No dia 01 de março a cidade do Rio de Janeiro comemorou o aniversário de 450 anos e, desde o final do ano passado, a prefeitura vem implementando diversas iniciativas para homenagear a cidade. O projeto Rio450anos, com mais de 200 eventos espalhados por todo o Rio, inclui uma programação que se estenderá até o final de 2015. O calendário do projeto foi dividido em seis categorias – Artes, Esportes, Seminários, Presentes, Música e Festivais – e um dos eventos será a Biblioteca Rio450, uma coleção de 65 livros abordando os mais variados temas relacionados à cidade.

A Rede Sirius – Rede de Bibliotecas da UERJ –, também possui um acervo significativo de obras sobre a cidade do Rio de Janeiro, algumas datadas do início do século XX. Por isso, nossa contribuição para a comemoração dos 450 anos da cidade foi a organização de um hotsite com o acervo Núcleo de Memória, Informação e Documentação da Rede Sirius (MID), composto de mais de 100 obras de grande importância histórica. Entre os exemplares, há obras que foram lançadas (ou relançadas) especialmente para as comemorações do IV Centenário, em 1965, como "O Rio através dos séculos: a história da Cidade em seu IV Centenário", de Nelson Costa e "Rio de Janeiro em prosa & verso", de Manuel Bandeira & Carlos Drummond de Andrade.

O acervo está disponível para consulta no MID – Núcleo de Memória, Informação e Documentação da Rede Sirius (UERJ), localizado na Rua São Francisco Xavier, 524 – 2º andar – bloco C - Maracanã.

Para visitar o hotsite, clique aqui.

Enviado por Mauro Corrêa Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.