quarta-feira, 26 de junho de 2013

Rede Sirius amplia seu acervo de livros eletrônicos

A adesão às novas tecnologias que circulam a informação torna-se imperiosa a cada dia. Num mundo globalizado, em que a distância entre as fontes se estreita e a relação entre o tempo e o espaço se encurta em decorrência das novas edições digitais, as bibliotecas contemporâneas cada vez mais ampliam seus acervos nessa direção. A comunidade acadêmica hoje conecta-se com pesquisas de todo o mundo, atualizando suas informações e reforçando as informações alheias, através do grande volume de publicações digitais em periódicos eletrônicos e e-books.

Tal advento tornou a forma de aquisição dessas publicações mais acessível à biblioteca tradicional, que tem o papel, entre outros, de cuidar da preservação da informação e do conhecimento, organizando e facilitando o acesso ao seu conteúdo. Assim, quanto maior o acervo – impresso e eletrônico – mais competente é a biblioteca e a academia em que ela está ligada.

A Rede de Bibliotecas da Uerj acaba de ampliar expressivamente seu acervo de Livros Eletrônicos, de 844 para 12.314 títulos, em todas as áreas de conhecimento. São muitas as vantagens deste tipo de livro: os livros estão disponíveis 24 horas por dia; não sofrem desgastes, como páginas arrancadas ou manchadas etc; não podem ser roubados, extraviados ou sofrer atrasos de devolução; eliminam a necessidade de espaço físico para armazenamento; não geram gastos de gestão de entrada e saída da biblioteca e são ecologicamente corretos.

No caso dos 11.470 e-books recentemente adquiridos à editora Springer, estão o modelo de compra (com direito perpétuo de propriedade sobre as obras), sem limites de usuários simultâneos ou downloads, cópias ou impressões; opção de acessar o livro de dentro ou fora da instituição (acesso remoto);  possibilidade de pesquisa no texto completo de todos os livros; formato PDFs de altíssima qualidade e registros Marc já disponíveis e gratuitos para a integração com o catálogo local.

Enviado por Elir Ferrari e Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.