terça-feira, 25 de junho de 2013

Ao lado de Joaquim Barbosa e Luiz Fux, Luís Roberto Barroso é o terceiro ministro da mais alta corte do país que dá aula na faculdade de direito da Uerj

A indicação do advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso para ocupar uma cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF) inflou ainda mais o orgulho dos estudantes de direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Depois de passar pela sabatina do Senado, Barroso tornou-se o terceiro ministro da mais alta corte do país que pertence ao quadro docente da Uerj. Os outros dois são Joaquim Barbosa, atual presidente do STF, e Luiz Fux. Pelos corredores da universidade ou nas redes sociais, é flagrante a euforia dos alunos, que expressam essa apoteose cívica seja de maneira informal ("arra, urru, o Supremo é nosso"), seja fazendo uma exaltação do curso que está entre os melhores do país e se consagrou pela formação de excelência com foco na carreira pública. Aluna do 3o período e inscrita na cadeira de direito constitucional, ministrada por Barroso, Caroline Accioli, 20 anos, mandou confeccionar camisetas vermelhas que estampam no peito o sobrenome do trio de ministros em destacadas letras azuis. Já vendeu aos colegas quarenta peças, a 30 reais cada uma. "O professor Barroso é uma inspiração para todos nós. Seu novo posto certamente vai resultar no aumento da procura pelo curso", afirma a estudante, que planeja fazer carreira na Promotoria ou na Defensoria Pública. Ela foi uma das signatárias da carta feita pelos estudantes parabenizando o mestre, alçado ao Supremo no lugar de Carlos Ayres Britto, que se aposentou em novembro. "A presença deles no curso é a materialização da nossa excelência acadêmica, que conseguimos manter a despeito das dificuldades", afirma Carlos Eduardo Guerra, diretor da faculdade.


Leia mais:

(da Veja Rio)

Enviado por Leila Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.