quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Deu no Estadão: bibliotecas x editoras sobre empréstimos de livros digitais


A questão do direito de propriedade que citei em post do dia 16 de janeiro de 2013 já começa a adquirir dimensões. No dia 23 de janeiro, o jornal Estadão [estadao.com.br] publica uma matéria relatando alguns problemas que as bibliotecas americanas têm tido com as editoras, justamente no ponto em que se reivindica o direito autoral.
                        
Por um lado, bibliotecas permitindo empréstimos de livros digitais. Por outro, editoras não permitindo tal empréstimo, sob o argumento de que está protegendo o direito do autor... direito de quem?

Desde que eu me entendo por gente, existe a instituição “biblioteca” que empresta livros de autores, que foram publicados por editoras. Qual é a diferença agora? O que mudou nesse aspecto? Por que somente agora, na era digital, os autores passam a ser ponto de argumento? A meu ver, trata-se de um direito de propriedade, reivindicado pelas editoras... o que nos leva a um outro pensamento.

Autores escrevem porque querem ser lidos, querem divulgar suas idéias ou sua obra de arte (no caso de literatura). Se o mercado de consumo transformou o livro em mercadoria rentável, temos aí um grave conflito de interesses. Um dos papéis da biblioteca, além do de defender o conhecimento conforme citação de Umberto Eco em nosso post do dia 16, é mediar o acesso à leitura para aqueles que não têm condições financeiras, ou não precisam, ou simplesmente não querem adquirir o material de forma permanente. A despesa (compra) com o livro (mercadoria de consumo) fica por conta das bibliotecas. Uma vez que a biblioteca pagou pela aquisição do livro, o direito de propriedade - que é totalmente diferente do direito de autoria – passa para a biblioteca que o pagou.

Esses debates sobre direitos dos autores mais me parece uma discurso que vem surgindo para garantir às editoras o direito de mandar nos livros que deveria simplesmente publicar e vender. Eu não gosto nada dessa história.

Enviado por Elir Ferrari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.