terça-feira, 29 de novembro de 2011

Servidores da Rede Sirius visitam a Biblioteca Parque de Manguinhos

Equipes das Bibliotecas Comunitária, CAP/A, CAP/B, CCS/C, além de servidores dos Núcleos PLANAD e MID, visitaram em 25 de novembro/2011 a Biblioteca Parque de Manguinhos.
Inaugurada em abril de 2010, tendo como principais referências as bem sucedidas experiências implementadas em Medellín e Bogotá, na Colombia, a Biblioteca Parque é um espaço cultural e de convivência, que oferece à população ampla acessibilidade, com qualidade física, humana e de serviços.
Em seus 2.300 metros quadrados, a Biblioteca possui um confortável salão principal, um amplo salão de leitura, salas para cursos e estudos, espaço multimídia, ludoteca e, em breve terá um café literário e um cineteatro com 200 lugares. A sala "Meu Bairro" atende ainda às necessidades de reuniões e fóruns comunitários.
Nesses espaços pode-se acessar livremente as estantes de livros e a internet, ver filmes, ouvir músicas, participar das inúmeras atividades culturais, ou solicitar o empréstimo de livros e filmes entre os mais de 27 mil títulos disponíveis em seu acervo.
Baseada no conceito de que bibliotecas não devem ser somente espaços silenciosos, mas lugares que se aproximem de centros culturais com ampla acessibilidade, a Biblioteca Parque de Manguinhos realiza atividades culturais e de promoção de leitura nos mais diversos suportes, visando a estimular a produção, a fruição e a difusão das produções artísticas e especialmente, a viabilização do acesso à cultura.
A visita à Biblioteca Parque de Manguinhos representou para todos a importância da biblioteca e seus impactos no processo de transformação social, de construção da cidadania. 












Enviado por Rosangela Salles.

3 comentários:

  1. Barbara da Silva Jardim29 de novembro de 2011 às 16:53

    Onde foi divulgado o convite para a visita à biblioteca de Manguinhos?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bárbara. A visita foi um convite da Biblioteca de Manguinhos à direção da Rede Sirius. Não foi aberta a todos os servidores. Contudo, novas visitas poderão acontecer se eventualmente houver um interesse de mais servidores.

    Atenciosamente,
    Marcos Vasconcelos
    MID

    ResponderExcluir
  3. Já visitei essa biblioteca e achei uma pena que o convite não tenha sido extensivo a mais servidores, porque qualquer pessoa se encanta com o trabalho colaborativo - e educativo - que está em processo ali, naquela comunidade.É uma oportunidade inspiradora...

    ResponderExcluir

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.