sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Viradão Literário movimenta cidade do Rio esta semana

Leitura, música, teatro, bate-papos literários, narração de histórias, teatro. Mais de 100 atrações literárias movimentarão os bairros da cidade de 4 a 11 de novembro durante a 19ª edição da Campanha Paixão de Ler. Com uma programação extensa e inteiramente gratuita, o evento pretende incentivar o acesso da população aos livros, às bibliotecas e outros espaços culturais que realizam atividades relacionadas ao mundo da literatura.

A festa literária, uma iniciativa da coordenação de Livro e Leitura da Secretaria Municipal de Cultura, neste ano homenageia o Rio de Janeiro, com o tema "Crônicas do Rio", em um verdadeiro encontro de gerações de artistas e escritores, que será aberto pelos cronistas Zuenir Ventura e Antonio Prata, no auditório da Biblioteca Nacional. A proposta deste ano é discutir sobre o lugar da crônica hoje e as diferentes leituras feitas sobre a cidade do Rio de Janeiro. O público estimado para o evento é de 30 mil pessoas.

No sábado, o grupo Assalto Poético invade os trens da Central do Brasil com uma ocupação poética e apresentações que levam a literatura para dentro dos vagões. O grupo tem como proposta, dentro da cidade do Rio de Janeiro, levar poemas em vez de revólveres. A ‘dupla de capangas’ estabelece um jogo cênico em que o assaltante se funde com o clown e o poeta. Poemas de vários autores consagrados, como Ferreira Gullar, Maiakovski, Fernando Pessoa, entre outros, são trazidos ao público de um modo impactante e surpreendente.

Leia mais:

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.