segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Campanha Paixão de Ler homenageia o Rio e discute papel da crônica


Mais de 100 atrações literárias movimentarão a cidade entre os dias 4 e 11 de novembro, na 19ª edição da campanha Paixão de Ler. Com programação inteiramente gratuita e atrações distribuídas por vários bairros, o evento da Secretaria Municipal de Cultura tem como objetivo incentivar o acesso da população aos livros, às bibliotecas e a outros espaços onde ocorram atividades relacionadas com a literatura.

Este ano, a iniciativa homenageia a própria cidade, com o tema Crônicas do Rio e a proposta de uma discussão sobre o papel desse gênero literário nos dias de hoje. “A crônica é um gênero que nasceu e cresceu no Rio de Janeiro, contribuindo para a sua construção simbólica”, diz a coordenadora de Livro e Leitura da secretaria, Leda Fonseca, organizadora da campanha. Segundo Leda, o evento procura enfatizar a importância da leitura como instrumento de formação do cidadão. “Queremos fortalecer o sonho de um Rio literário.”

A campanha será aberta na próxima sexta-feira (4), às 19h, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, no centro do Rio, com uma palestra dos cronistas Zuenir Ventura e Antonio Prata, mediada pelo escritor e professor Paulo Roberto Pires. Ator, escritor, letrista e também cronista da cidade, Mario Lago, que este ano faria 100 anos, será homenageado com apresentações do cantor Marcos Sacramento nas bibliotecas municipais. No repertório, canções com letras de autoria de Mario Lago.

No Parque das Ruínas, em Santa Teresa, será encenado no dia 6, às 16h, um espetáculo com textos dos escritores Machado de Assis, Lima Barreto e João do Rio. Às 18h, no mesmo local, o diretor teatral e ator Marcus Alvisi lerá as crônicas de João do Rio que integram o espetáculo Dentro da Noite, no qual é dirigido pelo cantor Ney Matogrosso.

A campanha Paixão de Ler é realizada anualmente e faz parte da política de incentivo à leitura da Secretaria Municipal de Cultura. Também fazem parte dessa política os projetos Ciranda de Histórias, Circuito Jovem de Leitura e Tardes Culturais, desenvolvidos ao longo do ano e voltados tanto para adultos quanto para jovens e adolescentes.

(da Agência Brasil via Jornal do Brasil)

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.