quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Transformação da topografia dos principais pontos do Rio de Janeiro, de 1500 até hoje

O portal da Prefeitura do Rio de Janeiro disponibiliza informações sobre a cidade. Nele está disponível um extenso acervo de estatísticas, mapas, estudos e pesquisas. No PortalGeo, são apresentados aplicativos de sistemas de informações geográficas, mapeamentos digitais e o acervo cartográfico. No Armazenzinho, crianças e jovens encontram jogos, curiosidades históricas e outras informações.Você pode baixar para seu computador tabelas, mapas e textos ou utilizar os aplicativos de tabulação de dados e mapas.

No portal existe um trabalho em computação gráfica mostrando toda a transformação da topografia dos principais pontos do Rio de Janeiro, de 1500 até hoje. Dependendo da velocidade de download de seu provedor, a navegação não é muito rápida no princípio (leva algum tempo carregando), mas vale a pena, pois a paisagem vai se alterando pouco a pouco.

Instruções:

1 - Abrir o site: http://portalgeo.rio.rj.gov.br/EOUrbana/

2 - Ao abrir, clicar no ícone 'Ilustrações' - Em cima, à esquerda, aparecerá o link 'Um passeio no tempo'. Clique e aguarde carregar. Vale cada segundo de espera. Vá seguindo a ordem.

3 - De volta ao menu principal, vá para 'Mapas'. Vocês verão a quantidade de morros derrubados e a área aterrada do Rio. A cidade é um aterro só!

4 - Não deixe de ler o histórico.

5 - Pode-se ainda ampliar as fotos
Enviado Por Luciana Avellar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.