quarta-feira, 14 de outubro de 2009

14 de Outubro - Dia Mundial da Normalização

Vocês sabiam que no dia de hoje, 14 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Normalização? A data é festejada mundialmente há 40 anos e pela ABNT, desde 1986. Nos dois primeiros anos os organismos internacionais de normalização apenas homenageavam, com cartazes, as pessoas que voluntariamente se dedicam à elaboração de normas técnicas. A partir de 1988, passaram também a adotar temas específicos. Já foram temas nos últimos anos: “As normas e o cidadão”, as “Construções Inteligentes e Sustentáveis” e este ano será dedicado às bruscas mudanças climáticas do nosso planeta, com o tema “Segurando a mudança do clima através de normas”.
Há um esforço concentrado dos três maiores organismos internacionais de normalização, a International Electrotechnical Commission (IEC), International Organization for Standardization (ISO) e a International Telecommunications Union (ITU), no sentido de
“[...] assegurar que governos, negócios e a sociedade estejam providos com as ferramentas necessárias para ajudar o combate à mudança do clima global e apoiar a redução de emissões de gases estufa, aumentando a eficiência de energia, enquanto facilita o desenvolvimento sustentável.” 1
Este é um momento também para refletirmos sobre a importância das normas e como elas se fazem presentes no dia-a-dia das pessoas, desde os aspectos mais simples do nosso cotidiano até os mais complexos. As normas contribuem para o bem estar das pessoas, orientando ações que objetivam a segurança da sociedade, o acesso à informação, à proteção ambiental, promovem a inovação tecnológica e servem para quebrar barreiras entre nações pobres e ricas.

Por Rosane Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.