segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Plataforma JoVE, disponível para estudantes e pesquisadores da UERJ, utiliza formato audiovisual para melhorar a experiência de aprendizagem

A UERJ foi contemplada no Edital FAPERJ Nº 44 – Programa de apoio à atualização e manutenção de acervos nas instituições de ensino superior e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro – 2021, o que possibilitou a disponibilização de um novo recurso de pesquisa: a plataforma JoVE (Journal of Visualized Experiments), de conteúdos científicos em formato audiovisual para educação e pesquisa.

A plataforma já está disponível para a comunidade acadêmica da UERJ por meio da Rede Sirius – Rede de Bibliotecas UERJ.

Criada em 2006, a plataforma é dedicada à publicação de pesquisas científicas em formato audiovisual para ajudar os pesquisadores em alguns dos maiores desafios da comunidade científica contemporânea: a capacidade de reprodução de seus experimentos e o tempo necessário ao trabalho intensivo de aprendizagem de novas técnicas experimentais. O JoVE proporciona acesso a milhares de vídeos publicados em várias disciplinas da Ciência, Medicina e Engenharia.

Veja abaixo o detalhamento de cada um dos recursos:

JoVE Research: Filmado nas principais instituições científicas do mundo, os vídeos do JoVE dão vida aos detalhes intrincados de experimentos de ponta, permitindo aprendizado e replicação eficientes de novos métodos e tecnologias de pesquisa. Produzindo milhares de novos vídeos todos os anos, o JoVE é um recurso obrigatório para cientistas da academia e da indústria.

JoVE Education: Rico em recursos voltados para sala de aula com vídeos curtos de 1 a 12 minutos, porém objetivos explicando conceitos complexos seja com imagens animadas e/ou gravações em mundo real com profissionais em ação em campus ou em laboratório manuseando equipamentos de ponta. Conteúdos nas áreas de Ciências, Física, Engenharia e Tecnologia voltados para graduação, pós, mestrado e doutorado.

O acesso à plataforma JoVE foi viabilizado com o apoio da FAPERJ (projeto CBI UERJ: Aquisição de acervo), submetido pelo Grupo de Pesquisa do Centro Biomédico coordenado pela pesquisadora Profa. Dra. Cristiane Matsuura, e com a participação dos professores doutores Alex Christian Manhães, Jorge José de Carvalho, Norma Albarello, Patrícia Cristina Lisboa da Silva, Yael de Abreu Villaça, Claudio Carneiro Filgueiras e Penha Cristina Barradas Daltro-Santos, e da bibliotecária-chefe da Biblioteca Biomédica A, Ana Rachel Fonseca de Oliveira.

Forma de acesso:

Entrar no link: http://jove.com e criar uma conta com o email @uerj.

A assinatura estará disponível para a comunidade UERJ até agosto de 2023.

Enviado por Mauro Corrêa Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.