segunda-feira, 22 de agosto de 2022

A Rede Sirius recebe o acervo iconográfico de Rosa Magalhães

Nessa última sexta-feira, dia 19/08, no Auditório da Rede Sirius, aconteceu a cerimônia de assinatura do Termo de Doação do acervo iconográfico da professora e carnavalesca Rosa Magalhães, uma das artistas mais importantes da história do carnaval brasileiro. A Rede de Bibliotecas Uerj, desse modo, passa a salvaguardar mais de cinco mil desenhos e croquis assinados por Rosa, os quais serão catalogados, digitalizados e colocados à disposição de toda a comunidade.  Estiveram presentes na cerimônia, além da ilustre professora e carnavalesca, o Reitor da Uerj, Prof. Mario Carneiro, a Diretora da Rede Sirius, Leila Andrade, os pró-reitores Lincoln Tavares, Luiz Mota e Cláudia Gonçalves, entre outras autoridades acadêmicas e artistas, como o compositor Tiãozinho da Mocidade, além do Prof. Luiz Ricardo Leitão, biógrafo de Rosa e autor do livro “Moça Prosa da Avenida”.

A carioca Rosa Lúcia Benedetti Magalhães, 75, é professora, artista plástica, figurinista, cenógrafa e carnavalesca. É a maior detentora de títulos do carnaval do Rio de Janeiro desde a construção do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, tendo sido campeã sete vezes por diversas escolas, como Império Serrano, Vila Isabel e principalmente Imperatriz Leopoldinense. Rosa Magalhães é, atualmente, carnavalesca da escola Paraíso do Tuiutí, tendo passado também por Mangueira, Portela, Tradição, União da Ilha, São Clemente, Salgueiro, Beija Flor e Estácio de Sá. Além do carnaval, Rosa Magalhães realizou a Cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007, pela qual receberia um prêmio Emmy de melhor figurino. Rosa também foi a responsável pela Cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016. Em 2021, Rosa Magalhães foi agraciada com o título de Doutora Honoris Causa pela Uerj.

Abaixo, fotos do evento.









Enviado por Marcos Vasconcelos.
Fotos: George Magaraia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.