segunda-feira, 18 de junho de 2018

Boletim Eletrônico de junho do Portal Capes traz conteúdo especializado da Associação Americana de Psicologia

Transtornos psicológicos são sérios e podem ocorrer em qualquer fase da vida. A ansiedade é um exemplo de doença psicológica que está cada vez mais presente na população nacional. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que cerca de 9,3% dos brasileiros apresentam os sintomas da patologia. Munir os profissionais da área com recursos que possibilitem avançar na prevenção e no tratamento desse tipo de problema é uma necessidade crescente.

Entre os recursos de pesquisa disponibilizados pelo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) está o conteúdo da Associação Americana de Psicologia (American Psychological Association – APA). Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), o Brasil registra hoje mais de 315 mil psicólogos cadastrados. A partir do Portal de Periódicos, psicólogos e pesquisadores de áreas correlacionadas podem ter acesso às bases de dados PsycArticles, PsycBooks e PsycInfo. Estas bases operam por meio da plataforma PsycNET.

A PsycArticles apresenta texto completo de artigos de periódicos revisados por pares publicados pela APA e pela Canadian Psychological Association, além de títulos em língua inglesa selecionados da editora Hogrefe Publishing Group. O conteúdo abrange publicações de mais de um século e títulos correntes, apresentando trabalhos históricos, assim como pesquisas atuais nos campos relacionados a psicologia e comportamento. Segundo a APA, a maioria das revistas científicas da base apresentam texto completo desde o primeiro número.

Por sua vez, a PsycBooks disponibiliza livros eletrônicos, oferecendo acesso a capítulos dos mais recentes títulos acadêmicos e profissionais publicados pela APA, assim como a alguns títulos lançados anteriormente, livros esgotados de forma impressa e obras históricas. Contempla as coleções Books E-Collections (com aproximadamente nove mil capítulos de centenas de livros que abrangem ampla variedade de disciplinas da psicologia) e Handbooks in Psychology (com conteúdo que atende campos específicos da psicologia, como comportamento, psicologia clínica, comunicação não-verbal, entre outros).

Por fim, a PsycInfo indexa resumos de artigos publicados em diversos periódicos internacionais, além de livros, resenhas e dissertações. Os usuários encontram milhares de registros para pesquisas. As bases da APA atendem não apenas à psicologia, mas também a diversas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas que precisam estudar o comportamento humano ou influências que determinados objetos de estudo sofrem desse.

Para acessar as ferramentas da APA assinadas pela CAPES, os usuários devem buscar a opção buscar base do Portal de Periódicos.

Reprodução de texto publicado no Boletim Eletrônico do Portal de Periódicos da CAPES

Clique aqui para acessar o Boletim Eletrônico do Portal de Periódicos da CAPES

Enviado por Mauro Corrêa Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.