quarta-feira, 20 de junho de 2018

Biblioteca Nacional inaugura restauração de sua fachada

Depois de ficar quatro anos coberta por tapumes e lonas e os últimos 18 meses em obras, a Biblioteca Nacional (BN) inaugurou sua nova fachada. A mais abrangente obra de restauração desde a construção do prédio, há 108 anos, foi entregue oficialmente no último dia 18 de junho, em uma cerimônia no saguão da Biblioteca com concerto da Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) e projeção de vídeo com os “tesouros” do acervo de 10 milhões de itens da BN.

Construída entre 1905 e 1910, em estrutura metálica de cinco andares, com projeto de Francisco Marcelino de Souza Aguiar, representou um marco tecnológico para a época. Com arquitetura típica do ecletismo do final do século XIX, a fachada mistura vários estilos históricos.



O restauro, que começou em dezembro de 2016, foi feito sem a interrupção do funcionamento da Biblioteca Nacional. “Houve um esforço de todos os servidores, operários e frequentadores para que a obra acontecesse concomitante ao funcionamento da instituição”, explica a presidente da BN, Helena Severo. O trabalho e a presença de 120 operários – que fizeram visitas guiadas para compreenderem o valor histórico e estético do prédio – foram incorporados à rotina dos 319 funcionários e milhares de visitantes.

A Biblioteca Nacional é a sétima maior biblioteca do mundo e a maior da América Latina. Mensalmente, o acervo é acrescido de 2 mil volumes de obras gerais e em torno de 5 mil fascículos de publicações seriadas, o que anualmente gira em torno de 24 mil volumes de livros e 60 mil fascículos de periódicos.

Clique aqui para ler a matéria completa, no site da BN.

Enviado por Mauro Corrêa Filho a partir de reportagem no site da Biblioteca Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.