quinta-feira, 10 de maio de 2018

Laboratório de Publicações Lima Barreto promove estudos sobre o Livro.

O Laboratório de Publicações Lima Barreto (Selb), recentemente transformado em projeto de extensão do Instituto de Letras da Uerj, tem o prazer de convidar a comunidade interna e externa da universidade para o primeiro de uma série de eventos planejados para 2018.

A partir de maio, promoveremos debates itinerantes em preparação ao nosso próximo grande evento: o ciclo Edição comentada: estudos sobre o livro, a ser realizado no fim deste ano, na Uerj.

Às 18h do dia 17 de maio, no Instituto de Letras, começamos esse percurso com o tema "O livro na universidade: edição, circulação, pesquisa". Enfocando esses três aspectos, nossos convidados discutirão questões como as seguintes: o que é editar livros na e para a universidade? Como eles são distribuídos? Quem os recebe, os disponibiliza e deles cuida? Quem deles se apropria como objeto de pesquisa?

Convidados:
- Mauro Siqueira é coordenador de produção da Eduerj e editor da Rubra Editora. Formado em Publishing Management: O Negócio do Livro pela FGV, já trabalhou em casas como grupo Ediouro, Editora Fiocruz e Livraria Saraiva. Faz parte do grupo fundador do Laboratório de Publicações Lima Barreto.

- Rosangela Aguiar Salles é diretora da Rede Sirius (2004-2007, 2012-2015, 2016-presente) e atua na Uerj desde 1995. Bibliotecária, formou-se em História pela UFF e especializou-se em Reengenharia de Recursos Humanos.

- Luciana Avellar é coordenadora, desde 2004, do Núcleo de Memória, Informação e Documentação (MID) da Rede Sirius. É bibliotecária e especialista em Organização do Conhecimento pela Unirio. Atua na Uerj desde 1995.

- Sheila Moura Hue é professora do Instituto de Letras da Uerj e especialista em estudos camonianos e relatos de viagem. Doutora em Letras pela PUC-Rio, foi coordenadora do Núcleo Manuscritos e Autógrafos do Real Gabinete Português de Leitura. Publicou, entre outros títulos, Delícias do Descobrimento (Zahar, 2008) e O livro negro de Thomas Kyd (FTD, 2011).

17 maio, 18h—21h, RAV 112
Instituto de Letras
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Campus Francisco Negrão de Lima (Maracanã)
Pavilhão João Lyra Filho
Rua São Francisco Xavier, 524
11º andar – Bloco F – RAV 112
Maracanã – Rio de Janeiro, RJ – 20550-900

(Não é necessário inscrição prévia. Aos ouvintes presenciais serão conferidos certificados de participação. Aos que não puderem comparecer, haverá transmissão ao vivo na página do Selb.)

ORGANIZAÇÃO
Laboratório de Publicações Lima Barreto (Selb)

PARCERIAS
Escritório Modelo de Tradução Ana Cristina César (Escrtrad)
Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (Nespe)

APOIO
Macabéa Edições
Rubra Editora

Enviado por Luciana Avellar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.