quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Exposição sobre sustentabilidade é aberta no Núcleo MID

O produto tecnológico pode ficar obsoleto, mas suas peças não. É o que garante o projeto de Metarreciclagem, coordenado pelo artista plástico e designer Cocco Barçante na FAETERJ/Petrópolis. O artista que também é professor do curso de Metarreciclagem e responsável pela Agenda 21 da Instituição, atendeu ao convite da diretora Lucimar Cunha para desenvolver o projeto, e juntamente com os alunos, já produziu várias obras de arte reaproveitando o lixo tecnológico, criando uma identidade visual para a faculdade.

Uma nova linguagem artística ligada ao conceito de sustentabilidade é tema da mostra Um Rio de Transformações que será realizada na UERJ / Maracanã, que inaugura nesta terça (03/09) às 15h e ficará em exposição até o dia 30/09, das 10h às 18h na Sala de Exposições do Núcleo MID da Rede Sirius, situada à Rua São Francisco Xavier 524, 2º andar, sala 2002, bloco C, Pavilhão Reitor João Lyra Filho. A mostra parte de um convite do Centro de Ciências Sociais, através do PROEPER - Programa de Estudos e Pesquisas das Religiões, e apresenta releituras dos painéis do projeto Sentimentos do Rio, um registro artesanal sobre a cidade do Rio de Janeiro, de Cocco Barçante e artesãs fluminenses e das obras originais do projeto, realizado na FAETERJ, com alunos e funcionários.

Nesta mostra serão expostas quatro obras: painéis Harmonia e Redentor, com suas respectivas releituras. Além de mostrar as possibilidades plásticas de transformação do lixo tecnológico, o Projeto trabalha o conceito dos “3Rs” da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar, e começa pela reutilização do lixo tecnológico produzido pela FAETERJ/Petrópolis e armazenado durante dez anos na instituição. O artista recebe como convidada a designer de moda Fernanda Nicolini com coleção “Chaos e Creation”, composta por assessórios de moda, produzidos com fios, placas, circuitos e plugues. Ainda faz parte da mostra o registro fotográfico das etapas do Projeto, com imagens de Simone Sattler.

“As transformações promovidas nos materiais possuem uma analogia com as transformações territoriais e sociais que estão acontecendo e transformando a cidade do Rio de Janeiro nos últimos anos, e em especial neste ano de 2015, onde acidade completa 450anos. Rio de Janeiro uma cidade de contrastes” (Cocco Barçante).

5- Ficha Técnica
Diretora FAETERJ/ Petrópolis: Lucimar Cunha
Vice-diretor FAETERJ/ Petrópolis: Bruno Guingo
Coordenação do Projeto de Metarreciclagem: Prof. Cocco Barçante
Técnico em Eletrônica: AndreMayworm
Estagiários: Alda Helena Andrade, MarileiSilva , Anderson Cruz, Isaias Santos,
Funcionários: Alex dos Santos, Alexandre de Souza.

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.