segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Mostra na Galeria Candido Portinari, na UERJ, celebra legado do escritor Odylo Costa, filho

Odylo Costa, filho, escritor, jornalista e poeta que dá nome ao principal teatro da UERJ, será homenageado, a partir desta 2ª feira (dia 24/08), com uma exposição na Galeria Candido Portinari.

Com curadoria de Antonia Costa e Teresa Costa d’Amaral, herdeiras do escritor, o evento celebra o centenário de nascimento do intelectual, que ocupou a cadeira de número 15 da Academia Brasileira de Letras e deu significativas contribuições à vida pública do país.

O escritor foi responsável por empreender, a partir de 1956, a reforma gráfica e editorial do “Jornal do Brasil”, um marco na história da imprensa brasileira. O poeta também ocupou cargos públicos de importância e foi um grande defensor da revisão do sistema de assistência aos menores abandonados.

Além de dez painéis e de depoimentos sobre a vida do homenageado, a exposição reúne documentos manuscritos, correspondências e outros itens de memorabilia pessoal. Uma cópia do filme “A faca e o rio”, adaptação do romance de 1966 lançada pelo diretor holandês George Sluizer em 1972, também será exibida.


A exposição fica aberta até o dia 10 de setembro. Depois, no fim do ano, a família pretende doar todo o acervo do escritor a alguma organização. A Casa de Rui Barbosa, que reúne os documentos de Manuel Bandeira, pode ser o destino.

Enviado por Mauro Corrêa Filho, com informações do Jornal O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.