segunda-feira, 27 de abril de 2015

Bibliotecário da Rede Sirius publica artigo em revista inglesa


O bibliotecário Robson Dias, lotado na Biblioteca CTC/G (Desenho Industrial e Programação Visual) da Rede Sirius - Rede de Bibliotecas da UERJ, acaba de ter um artigo publicado no periódico internacional Business and Management Review. A revista é uma importante publicação de acesso multidisciplinar voltada para pesquisas na área de Gestão e Negócios.

O artigo, intitulado “EBOOKS SUPPLY CHAIN: Uma análise de processos no desenvolvimento de coleções”, foi escrito por Robson – atualmente mestrando em Biblioteconomia pela UNIRIO – e seu orientador, Prof. Dr. Annibal Scavarda, Professor Adjunto do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, aborda a cadeia de suprimentos como ferramenta gerencial de integração de processos, caracteriza os atores envolvidos no mercado editorial, com o objetivo da flexibilização do fluxo de informações entre seus integrantes. Esse procedimento possibilita a melhoria da eficiência e da eficácia nos processos de desenvolvimento de coleções nas bibliotecas brasileiras. A pesquisa busca identificar oportunidades e possibilidades de ação, nos campos da seleção e da aquisição de acervos, mais especificamente dos e-books, e utiliza a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's), aliada ao uso da cadeia de suprimentos com as políticas de desenvolvimento de coleções, para servir como arcabouço estrutural metodológico de apoio a tomada de decisão dos gestores das unidades de informação.

Para ler o artigo completo, clique aqui

Enviado por Mauro Corrêa Filho

Um comentário:

  1. Parabéns Robson! Um tema muito importante para as unidades de informação de forma geral e principalmente para as bibliotecas universitárias!

    ResponderExcluir

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.