quarta-feira, 23 de julho de 2014

Viabilizando o acesso aberto ao conhecimento na Fiocruz


A Fiocruz disponibilizou no Youtube o vídeo com o seminário realizado em 30/05/2014 pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Abriram o evento a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC/Fiocruz), Nísia Trindade Lima, e o diretor do Icict, Umberto Trigueiros. A primeira parte do evento foi reservada às palestras dos professores Eloy Rodrigues, da Universidade do Minho (Portugal) e Sueli Mara Ferreira, da Universidade de São Paulo.

A segunda parte foi dedicada à apresentação do Plano Plano Operativo do Arca a atuação dos Núcleos de Acesso Aberto ao Conhecimento (NAACs) na Política de Acesso Aberto pelas coordenadoras do Arca - Repositório Institucional da Fiocruz - Ana Maranhão e Viviane Veiga (Icict/Fiocruz) e para a mesa redonda "Desafio do acesso aberto" que teve como debatedores Paula Xavier, coordenadora de Informação e Comunicação da VPEIC/Fiocruz, Dante Cid, diretor para América Latina da Elsevier Research Solutions, Eloy Rodrigues e Sueli Mara Ferreira.

O evento veio complementar a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz, lançada no dia 28/5/2014, e teve como objetivos apresentar os princípios que regem o acesso aberto no mundo e na ciência, a experiência de outras instituições no Brasil e no mundo e o Plano Operativo do Arca, destacando o papel dos Núcleos de Acesso Aberto ao Conhecimento (NAACs).

produção e distribuição: VideoSaúde


Enviado por Rosangela Salles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.