segunda-feira, 28 de julho de 2014

Lançamento do DESCUBRA, nova ferramenta de pesquisa da Rede Sirius

http://www.rsirius.uerj.br/descubra
Após um período de testes que se iniciou em maio de 2014, foi oficialmente lançada no site da Rede o DESCUBRA, uma ferramenta de pesquisa que integra, em interface única e simples, as coleções impressas e eletrônicas disponíveis na Rede Sirius.

O evento de apresentação do DESCUBRA foi aberto pela diretora da Rede Sirius, Rosangela Aguiar Salles, que ressaltou o aspecto de vanguarda da ferramenta na otimização da pesquisa. “As Bibliotecas representam papel fundamental na difusão e uso do DESCUBRA, cada usuário será um multiplicador desta ferramenta”.

Em seguida a coordenadora do NProtec, Leila Andrade, e a bibliotecária Fernanda Lobo, iniciaram a apresentação prática da ferramenta, com orientações sobre o funcionamento e as vantagens da utilização do DESCUBRA. Leila explicou que este será o “Google” da Rede Sirius, e recomendou que todos usem a ferramenta como “default” nos terminais de consulta das bibliotecas.

O DESCUBRA oferece um serviço inovador aos usuários da Rede Sirius, através de uma enorme e “robusta” ferramenta de pesquisa. Possui uma interface amigável e traz vantagens como pesquisa simultânea, maior índice de recuperação de resultados relevantes, melhoria de visualização de resultados, acesso direto ao texto completo online, entre outras. Além do acesso pelo computador, o DESCUBRA possui versões para celular ou tablet – aplicativos para IOS e Android.

O DESCUBRA já está disponível na página inicial da Rede Sirius. Após conhecer melhor o serviço, os funcionários das bibliotecas setoriais podem encontrar, no nosso Fórum, o formulário de avaliação da ferramenta.

Abaixo, fotos da apresentação.







Enviado por Mauro Corrêa Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.