quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Parceria SR-3/DEPEXT e Rede Sirius traz bons resultados em curso de sistema eletrônico de revistas (SEER)

Terminou no último 30 de janeiro o Curso em Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER), que treinou 15 pessoas responsáveis pelo fluxo editorial de revistas que já integram o Portal e-Publicações da UERJ, ou que estão em processo de avaliação para sua integração. Entre os/as editores/as e secretários/as das revistas, participaram do curso duas bibliotecárias da Rede Sirius.
Os alunos do curso: membros de diversas revistas do Portal e-Publicações da UERJ

Trata-se de mais uma parceria entre o SR-3/DEPEXT – Departamento de Extensão, responsável pela administração do Portal, e a Rede Sirius – Bibliotecas UERJ, que viabilizou o treinamento.

Desde 2008, o Portal e-Publicações da UERJ, através da SR-3/DEPEXT, vem agregando parcerias – Dinfo, SR-2 e Rede Sirius – com o ideal de transformar o Portal no reflexo da produção acadêmica de toda a Universidade. A proposta de todas as revistas dos programas de pós-graduação passarem a integrar o Portal garante mais visibilidade à divulgação científica da UERJ, amplia as possibilidades de acesso e permite a oferta de recursos institucionais em apoio aos editores.
À frente, Nathalia Avila, do DEPEXT, e Fernanda Lobo, da Rede Sirius, no apoio.
O curso vai além do simples treinamento no SEER. Ele se inicia com um panorama do fluxo editorial, demonstrando de uma forma geral o papel de cada membro da revista. Em seguida, os participantes entram no sistema assumindo cada papel, simulando todas as etapas do fluxo. As aulas abordam questões sobre normas técnicas (ABNT) que se relacionam a publicações periódicas, além de demonstrar as diferenças entre a prática editorial no cotidiano e as especificidades do SEER.
O instrutor, Elir Ferrari, orientando o passo a passo.

Apesar de o curso já ter sido oferecido antes de forma esporádica, é a primeira vez que aconteceu como resultado da parceria. A intenção é oferecer o curso a cada novo grupo de revistas incluídas no Portal, possibilitando, na medida do possível, a reciclagem por quem já participou de cursos anteriores. Espera-se que, em breve, todos os usuários relacionados com o Portal – editores, administrativos, bolsistas, bibliotecários – sejam proficientes no fluxo editorial e no sistema eletrônico.

Enviado por Elir Ferrari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.