quarta-feira, 10 de julho de 2013

MNBA inaugura exposição de obras-primas de museus do Vaticano e da Itália - Jornada Mundial da Juventude

A exposição apresenta ao público obras emblemáticas de pintores como Leonardo da Vinci,
Michelangelo, Ticiano e Caravaggio.  (Carulmare / Creative Commons
)

Rio de Janeiro - A partir de hoje (10), mais de 100 obras-primas dos museus do Vaticano e de outras instituições italianas poderão ser vistas no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA). Principal evento cultural da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de 23 a 28 deste mês com a presença do Papa Francisco, a exposição A Herança do Sagrado: Obras-Primas do Vaticano e de Museus Italianos apresenta ao público obras emblemáticas de pintores como Leonardo da Vinci, Michelangelo, Ticiano e Caravaggio. Exibe também raridades, como a primeira representação de Jesus Cristo, de autor desconhecido e pintada entre o terceiro e o quinto século da era cristã.

“Esta é a maior exposição já realizada para uma edição da Jornada Mundial da Juventude”, destacou o gerente de Eventos Culturais da JMJ Rio 2013, Gustavo Ribeiro. Segundo ele, o apoio inédito de diversas instituições da Santa Sé e da Itália tornou possível trazer a mostra ao Brasil.

Para o curador Giovanni Morello, A Herança do Sagrado é uma exposição única, pelo tema e pela presença de grandes mestres. “Ela proporciona amplo entendimento da singularidade de importantes períodos artísticos, como o Renascimento e o Barroco”, explicou Morello, pesquisador durante 30 anos na Biblioteca do Vaticano.

"Nunca tivemos uma exposição como esta, uma das mais relevantes já realizadas no país e na América do Sul”, afirmou a diretora do MNBA, Mônica Xexéo.

Para atender à expectativa de público, o MNBA estendeu seu horário de funcionamento, que passa a ser das 9h às 21h, de terça-feira a domingo. A entrada será franca de terça a sábado, no horário das 17h às 21h, e aos domingos. Também têm direito à gratuidade, em qualquer horário, servidores do Ibram e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), maiores de 65 anos e menores de 10, e professores da rede pública de ensino. Nos demais horários, será cobrado o ingresso normal do museu, que é R$ 8 a inteira e R$ 4 a meia para estudantes e pessoas entre 60 e 64 anos. O MNBA fica na Avenida Rio Branco, 199, no centro do Rio.

(da Agência Brasil)

Enviado por Rede Sirius.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.