segunda-feira, 11 de março de 2013

Elsevier dá treinamento de bases de dados para a UERJ

O Treinamento Elsevier ocorreu em 07/03 no auditório Wanda Coelho e Silva, da Rede Sirius. Participaram do evento bibliotecários, professores, alunos de pós-graduação e os responsáveis pelo portal de publicações eletrônicas da UERJ.


O bibliotecário Vagner Alves, instrutor representante da Elsevier para todo o Brasil, explorou os recursos das Bases de Dados ScienceDirect, Scopus e Compendex, apresentando as ferramentas comuns às três bases e as especificidades de cada uma.



As bases de dados podem ser acessadas através do banner Periódicos Capes, tanto na página inicial da Rede Sirius, quanto na do Portal UERJ:


a) A coleção eletrônica  ScienceDirect, com textos completos de mais de 11 milhões de artigos nas áreas científica, tecnológica e médica.

b) A base de resumos e referências bibliográficas Scopus, com mais de 19.500 títulos indexados.

c) Compendex, base de dados referencial da plataforma Engineering Village, com mais de 10 milhões de registros, cobrindo desde revistas científicas até anais de congressos.

Apesar de a proposta ter sido apresentar as três bases de dados, o treinamento foi além, teve demonstração de conversão de tabelas em planilhas e imagens em slides de apresentação, recursos nas versões HTML dos artigos disponíveis nas bases. Outras curiosidades foram apresentadas, como a quantidade de aplicativos para atender às diversas necessidades dos pesquisadores, professores e alunos.

O sucesso do treinamento deveu-se à qualidade do palestrante, cuja apresentação foi esclarecedora e eficiente, preciso nos esclarecimentos das dúvidas.



Outra colaboração para o sucesso foi a contribuição do DEPEXT, que expandiu a divulgação, fato que possibilitou o comparecimento de pessoas além das que haviam confirmado presença.


Para os participantes, os certificados estarão disponíveis a qualquer momento online no site da Elsevier América Latina.

Enviado por Regina Tinoco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.