sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Reunião eBooks Elsevier-EBSCO Brasil – RJ, 22/11/2012

No último dia 22, representada por sua diretora, Rosangela Aguiar Salles, e pela coordenadora do PLANAD, Regina Tinoco, a Rede Sirius participou do almoço-reunião oferecido pela EBSCO Brasil, representante exclusivo da Elsevier para a comercialização de e-Books no Brasil.

A reunião apresentou um panorama do mercado dos livros eletrônicos e, além de destacar algumas curiosidades, ressaltou a importância de adaptação às novas tecnologias para se aderir ao livro digital. Entre outras coisas, relacionou as vantagens dessa adesão para a Biblioteca, para os usuários, para os pesquisadores e docentes.

A Biblioteca ganha maior número de títulos para cursos de graduação e pós-graduação, consolida e dá suporte a um ambiente ideal aos programas de Ensino a Distância. Por contar com um número ilimitado de acessos, downloads e impressões, economiza-se no valor investido para a compra do acervo que, por sua vez, ocupa menos espaço e se mantém sempre atualizado com as novas edições.

Os usuários se beneficiam com o acesso ilimitado e simultâneo, com mais flexibilidade de acesso via internet na instituição, em casa ou no trabalho. A pesquisa ao conteúdo fica facilitada, porque está integrada e com links a outros conteúdos. Os arquivos podem ser recuperados a qualquer momento e com mobilidade, em mídias atuais, como smartphones e tablets.

Pesquisadores e docentes têm uma considerável redução de custos, podendo utilizar os títulos em aulas, ou mesmo acessando novidades e novos conteúdos. Assim, seu programa pedagógico estará em constante atualização.

Outro destaque da reunião foram os resultados de uma pesquisa de 2010, conduzida pela Pleiade Management & Consultancy, que revelou dados importantes para o incentivo ao mercado dos e-Books. Segundo a pesquisa, livros são raramente lidos na íntegra, ficando a leitura em torno de 1 ou 2 capítulos. Outra curiosidade foi a revelação de que as sessões de estudo e pesquisa com e-Books duram em média mais do que as sessões de periódicos. Algumas características surgiram dos resultados: os livros mais recentes são mais procurados e acessados, mas os mais antigos tem uso representativo. Quanto aos livros eletrônicos, são usados principalmente para obter informações básicas ou iniciais.

Enviado por Regina Tinoco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.