quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Biblioteca Comunitária celebra os 100 anos de Nélson Rodrigues

A Biblioteca Comunitária da Rede Sirius promove, de 18 a 26/10, das 9h às 17h, na Sala Jorge Amado, a exposição Uma Tarde com Nélson Rodrigues, voltada para os alunos do Curso Pré-Vestibular do Sintuperj. Além disso, no dia 18/10, a partir das 14h30min, a biblioteca apresenta a seguinte programação em homenagem ao centenário do autor:

14:50h Apresentando o autor - Leitura da crônica de Arnaldo Jabor " Nelson Rodrigues telefona de novo do céu";

15:00h Apresentação do curta metragem "Mártir em casa e na rua (série "A vida como ela é ") de Nelson Rodrigues;

15:20h Conversando sobre Nelson Rodrigues - Professores: Dayhane Alves Escobar, Vagner Lima da Silva e Victor Hugo Adler.

Nelson Falcão Rodrigues (Recife, 23 de agosto de 1912 — Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 1980) foi um importante jornalista e escritor  brasileiro e é tido como o mais influente dramaturgo do Brasil. Nascido no Recife, Pernambuco, mudou-se em 1916 para a cidade do Rio de Janeiro. Quando maior, trabalhou no jornal A Manhã, de propriedade de seu pai. Foi repórter policial durante longos anos, de onde acumulou uma vasta experiência para escrever suas peças a respeito da sociedade. Sua primeira peça foi "A Mulher sem Pecado", que lhe deu os primeiros sinais de prestígio dentro do cenário teatral. O sucesso mesmo veio com "Vestido de Noiva", que trazia, em matéria de teatro, uma renovação nunca vista nos palcos brasileiros. A consagração se seguiria com vários outros sucessos, transformando-o no grande representante da literatura teatral do seu tempo, apesar de sues peças serem tachadas muitas vezes como obscenas e imorais. Em 1962, começou a escrever crônicas esportivas, deixando transparecer toda a sua paixão por futebol. Veio a falecer em 1980, no Rio de Janeiro. (fonte: Wikipédia)

Enviado por Marcos Vasconcelos via Yara Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.