quinta-feira, 10 de maio de 2012

A descoberta de dois exemplares raros de Johannes Kepler no Brasil

Foram descobertos dois exemplares do Tratado Harmonices Mundi (Harmonia do mundo) de Johannes Kepler (1571/1630), astrônomo, astrólogo e matemático. Os volumes são datados de 1619, são raros, trazem gravuras que explicam as órbitas dos planetas em torno do Sol e os poliedros que explicam "o segredo do mundo". Segundo bibliófilos, há menos de duas centenas de exemplares da edição original em todo mundo. Nos Estados Unidos, há somente dois exemplares completos: um na Biblioteca do Congresso e outro na Universidade de Brown. Agora também na Biblioteca Nacional (Brasil). Marco Lucchesi da Academia Brasileira de Letras, afirma tratar-se de um "livro maravilhoso não apenas como objeto, mas pela poética de sua cosmovisão, pelo diálogo ecumênico entre antigos e modernos". Essa descoberta projeta internacionalmente a Biblioteca Nacional, porém expõe sua precariedade, de acordo com Ana Virginia Pinheiro, Coordenadora da Divisão de Obras Raras, as "obras de Kepler passaram despercebidas ao longo dos anos, estavam entre muitas salvas da censura e da danação". O 5 andar está repleto de obras danadas e sem registros. Isso torna a Real Biblioteca, um alvo fácil para furtos. Marcos Lucchesi afirma: " É preciso que os acervos públicos recebam atenção redobrada. Estamos sempre e por toda a parte em defict no que diz respeito a preservação".

(Fonte: GIRON, Luis Antônio. A descoberta de dois exemplares raros de Johannes Kepler no Brasil. Mente Aberta: Livros. Época. São Paulo: Ed.Globo, n.729, p. 107-112, 7 de maio, 2012.)


Enviado por Ester Aparecida (CTC/F).

2 comentários:

  1. Segue o link para a matéria na íntegra.

    http://revistaepoca.globo.com/Mente-aberta/noticia/2012/05/kepler-esta-entre-nos.html

    ResponderExcluir
  2. Valeu Sylvio, procurei essa reportagem e não a encontrei on-line, para postá-la aqui, vale a pena ler e refletir sobre a situação da preservação da memória no nosso país, abraços.

    ResponderExcluir

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.