quarta-feira, 11 de abril de 2012

Ministério da Cultura lança pontos de leitura com temática africana


O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR), lança nesta quinta-feira, dia 12, no Rio de Janeiro, o Programa Pontos de Leitura da Ancestralidade Africana no Brasil. A cerimônia será realizada no auditório Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), às 19h.

O novo programa é uma ação transversal dentro do MinC e conta com apoio da FBN – Programa Livro, Leitura e Literatura e do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) – e da Secretaria de Cidadania Cultural.  Participarão da cerimônia o presidente da FBN, Galeno Amorim, a secretária de Cidadania Cultural do MinC, Márcia Rollemberg, a secretária de Políticas para as Comunidades Tradicionais da Seppir, Silvany Euclênio, e a diretora do Livro, Leitura e Literatura da FBN, Maria Antonieta Cunha.

Serão lançados dez Pontos de Leitura Afros em todo o país, dois em cada uma das cinco regiões brasileiras. O programa conta com um acervo suplementar composto por mais de 600 livros relacionados à cultura de matriz africana, além do Kit tradicional dos Pontos de Cultura, que contém 650 livros, mobiliário para sala de leitura, um computador e impressora.

Os dez primeiros Pontos de Leitura Afros serão instalados na Comunidade Egbe Ilê Ya Omi Dayol Ase Obalayo, em São Gonçalo (RJ); no Centro Memorial de Matriz Africana 13 de Agosto, em Porto Alegre (RS); na Comunidade Quilombola Mesquita, em Luziania (GO); Quilombo do Curiaú AP); Associação Santuário Sagrado de Pai João de Aruanda, em Teresina (PI); Comunidade Ilê Asé Omi Dewá, em João Pessoa (PB); Comunidade Aceyoni, em Belém (PA); Quilombo do Macucu, em Minas Novas (MG); Comunidade Quilombola Serra do Apom, em Castro (PR); e na Comunidade Ilê Ede Dudu – Centro Cultural Orunmila, em Ribeirão Preto (SP).

A Secretaria de Cidadania  Cultural do MinC vai apoiar o programa com R$ 300 mil, que serão aplicados no trabalho de produção e registro da memória destas comunidades. A pesquisa será realizada pela equipe do SNBP, da Fundação Biblioteca Nacional, que visitará todas as localidades para obter informações. O resultado do trabalho será incorporado ao acervo dos Pontos de Leitura. A SEPPIR/PR vai financiar a compra do acervo temático, no valor de R$ 200 mil.

(do Ministério da Cultura).

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.