segunda-feira, 2 de abril de 2012

Bibliotecas, uma obrigação.


Talvez pouquíssimas pessoas saibam, mas em 2010 o ex-presidente Lula sancionou uma lei que obriga todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil, a disporem de uma biblioteca. Trata-se da Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010. É estranho que, em pleno século XXI, nosso sistema educacional ainda precise de uma lei para obrigar os responsáveis pela educação pública e privada do país a montarem uma básica biblioteca, partindo do mínimo de "um título para cada aluno matriculado". É claro que a biblioteca não deverá ser composta apenas por livros, como manda a lei, mas o livro é o grande ausente das escolas brasileiras de nível básico e superior. É lastimável saber que existem escolas e faculdades públicas e privadas sem biblioteca, ou mesmo universidades com depósitos de livros mal conservados. Ou pior, com sua ausência.

Vem de longe a negação de livros ao povo. Veja-se a administração colonial portuguesa que proibia livros, imprensa, negando-se a implantar escolas e universidades no Brasil, em declarações explicitas de que concorreriam para a rebelião; as elites imperiais que se contentaram com raras faculdades para seus quadros dirigentes, chegando à República que não considerou a educação e menos ainda o livro como res publica a ser cultivada e disseminada. Nossa tradição religiosa dominante, por sua vez, calcada no ritualismo e no monopólio sacerdotal do livro sagrado, também contribuiu para o reforço do analfabetismo e o desprezo com as bibliotecas.

Leia mais:

(do Jornal O Diário do Nordeste)

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.