quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Servidor da Rede Sirius recebe prêmio literário

O servidor público da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e escritor carioca Paulo Roberto de Oliveira Caruso, conhecido pelo pseudônimo Oliveira Caruso, receberá, no dia 4 de fevereiro, um prêmio internacional em Curitiba (PR). Trata-se do Troféu Literarte 2012, o qual será entregue aos artistas que se destacaram no ano passado nas áreas de literatura e artes plásticas. Ele já faturou, em 2011, o Prêmio Interarte, concedido pela LITERARTE (Associação Internacional de Escritores e Artistas), em conjunto com a Academia de Letras de Goiás Velho, e o Troféu Destaque, concedido pela Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências.

Igualmente no ano passado, o escritor passou a integrar três academias de Letras e Artes Plásticas, a saber: ALAV (Academia de Artes e Letras de Valparaíso, no Chile); ARTPOP (Academia de Artes e Letras de Cabo Frio, no Rio de Janeiro; e ANBA (Academia Niteroiense de Belas Artes, Ciências e Letras).

Oliveira Caruso diz que: “eu escrevo desde os dez anos de idade, quando rascunhei dois livrinhos infantis e um diário de viagem, mas o faço de forma definitiva desde 15 de setembro de 2008, quando retornei à literatura. Desde lá escrevi quase vinte mil poemas e prosas, entre os quais se destacam sonetos, trovas, haikais, poemas livres, indrisos, contos e crônicas. O montante impresso já chega aos 2 metros de altura, um pouco mais alto do que eu, sendo que, se for da vontade de Deus, eu alcançarei, talvez em 2012 ainda o teto do quarto, sito a 3 metros de altura... (risos).”

No mesmo ano, o escritor foi convidado a prefaciar dois livros: "O mistério da mulher de sapatos vermelhos", de Carlos Herculano Lopes, e "Pó ético", de Bosco Esmeraldo. Ele explica que “quanto ao primeiro, tratou-se de um concurso literário de respostas à pergunta ‘qual o mistério da mulher de sapatos vermelhos?’, sendo que o diretor da Geração Editorial gostou tanto da resposta que decidiu, além de me dar o prêmio - um exemplar da obra -, utilizar a minha resposta como prefácio do livro! Eu nem pude acreditar!”. Já quanto ao segundo, Caruso explica que o escritor Bosco Esmeraldo lhe solicitara escrever um texto sobre ele, para que constasse como comentário. Contudo, ao ler o texto dedicado carinhosamente a ele, o mesmo decidiu, pela qualidade do texto, usá-lo não mais como um simples comentário, mas sim como prefácio da obra.

Oliveira Caruso participou de quarenta e sete antologias de poesia e de prosa de 2009 a 2011, o que inclui uma a ser lançada no Salão do Livro, em Paris, no primeiro semestre, e outra a ser lançada na Suíça, sendo que já possui textos publicados neste mesmo país, através do Varal Cultural. Outras antologias de que participou foram divulgadas na Argentina, no México, na Alemanha e na Áustria em 2010 e 2011.

Apesar do sucesso no mundo das letras, o escritor informa que “ainda não ousei publicar livros, visto que pretendo fazê-lo de modo organizado, para que os mesmos não se percam no tempo. Não penso em ficar enchendo o saco de amigos e parentes para comprarem livros meus simplesmente para que eu diga futuramente que um dia vendi livros meus... Pretendo de fato estimular o brasileiro a ler mais, bem mais. Quem se interessar poderá se corresponder comigo através de oliveira.caruso@gmail.com e conversar inclusive sobre literatura e nosso tão amado rock”.

Enviado por Rosangela Salles.

Um comentário:

  1. Oi estou dando uma olhada poís nossa amiga Celina me deu teu endereço. Pertencemos a algumas academias em comum. sou do PEBIT ramal 40632 DESEN. entra em contacto comigo.
    me conheça pelo site: jesusaperezestevez.com
    um abraço.

    ResponderExcluir

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.