terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dicas para organizar os livros em casa

Quem gosta de ler e não abre mão do papel, sempre encontra grande dificuldade para organizar os livros de forma a encontrá-los mais facilmente no futuro. O ponto fundamental para acabar com essa angústia é estabelecer uma lógica prática e funcional: ordem alfabética, editora, temas ou qualquer outra classificação que lhe faça sentido. O ideal é escolher aquela que não exija muito esforço para que você encontre os livros.

Segundo especialistas, um dos métodos mais eficazes é usar a classificação por grandes temas como música, gastronomia, autores nacionais ou internacionais. Algumas pessoas, no entanto, têm bibliotecas com muitos exemplares pertencentes a um único assunto e, nestas situações, a alternativa é segmentar em grupos menores relacionados ao tema principal.

Outra possibilidade para organizar a estante é agrupar segundo o nome das coleções ou mesmo por ordem alfabética. “Este último modelo deve ser analisado com cuidado, já que a bagunça voltará caso muitas pessoas tenham acesso aos exemplares”, lembra a home organizer Ingrid Lisboa.

A dificuldade na arrumação também pode aparecer quando os títulos forem variados. Para resolver o problema, nada melhor do que classificar por obras literárias ou não.

“Há diversas maneiras de organizar uma biblioteca pessoal. O que vai direcionar o trabalho é pensar em como os livros são procurados no dia a dia”, diz Verônica Cavalcanti, personal organizer e consultora do Senac Rio. “A organização não ficará 100% bonita, mas deverá ser harmoniosa”, ressalta.

Leia mais:

(do Jornal O Dia)

Enviado por Marcos Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.